O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.

Israel confirma presença na Eurovisão 2022

Depois da ameaça de ausência, Israel confirma a sua atuação no Festival Eurovisão da Canção 2022. Michael Ben David, que já está a caminho de Turim, é o artista que vai representar o país.

Israel assustou os fãs da Eurovisão a 12 de abril com o anúncio de uma possível ausência no festival. Em causa estava uma greve no Ministério dos Negócios Estrangeiros, que podia desencadear problemas de segurança durante a deslocação da delegação israelita ao estrangeiro.

Esta sexta-feira (29), semanas depois, a Corporação Israelita de Radiofusão Pública (KAN) e o serviço nacional de segurança israelita Shin Bet confirmaram, que o país irá competir no Festival Eurovisão da Canção 2022. Deste modo, Michael Ben David vai interpretar o seu enérgico tema ‘IM’ no Palasport Olimpico, em Turim (Itália).

“A KAN agradece ao Shin Bet pelos seus esforços para resolver os problemas de segurança apesar da dificuldade da situação. Temos a certeza que o Michael Ben David representará Israel com toda a dignidade no palco internacional” afirmou a emissora israelita em comunicado. A segurança da delegação irá estar a cargo do Shin Bet e de uma empresa privada italiana.

A desistência de Israel da edição de 2022 da Eurovisão nunca esteve em causa, dado que desde 2021 é possível as delegações optarem por uma atuação ‘live on tape’. No ano passado, o método foi utilizado pela Austrália e pela Islândia, por questão relacionadas com a pandemia.

Preparando-se para voar para Itália, a delegação de Israel tem ensaios marcados para 1 e 8 de maio. O representante israelita compete na segunda semifinal do certame a 12 de maio.

Michael Ben David alcançou o passaporte para o Festival Eurovisão da Canção após vencer a quarta temporada do programa The X Factor Israel.