O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Fátima Lopes
Fotografia: SIC/Divulgação

‘Caixa Mágica’. Fátima Lopes traz “histórias de gente feliz” no novo programa da SIC

Caixa Mágica está prestes a chegar à antena da SIC para “ajudar as pessoas a resgatar a sua alegria”. O novo programa de Fátima Lopes, que vai ocupar as tardes de sábado do canal, estreia a 2 de abril.

O formato foi apresentado esta quarta-feira (23) e a apresentadora, que marca assim o seu regresso à condução de um formato fixo na SIC, contou o que se pode esperar desta Caixa Mágica. Ao canal, explica que o programa quer “dar destaque às histórias de gente feliz”. O objetivo passa por “ajudar as pessoas a resgatar a sua esperança, a resgatar a sua confiança, a resgatar a sua alegria em tempos que estão a ser tão difíceis e tão desafiantes por variadíssimas razões”.

Fátima Lopes ressalta que vai dar palco a “histórias de renascimento, histórias de reinvenção, histórias de gente pioneira, histórias de pessoas que, não só conseguiram realmente dar uma grande volta na sua vida, e que podem partilhar isso connosco”.

“Queremos realmente que aquelas horas na nossa companhia sejam felizes, que as pessoas sintam que vale a pena sentar a família toda a assistir ao programa”, ressalta.

Fátima Lopes
Fotografia: SIC/Divulgação

O formato é uma das apostas da SIC para assinalar o seu 30.º aniversário – é o caso, também, da nova “super-novela“, que vai trazer de volta personagens de alguns dos maiores sucessos da ficção do canal. “Porque estamos num ano de celebração do aniversário dos 30 anos da SIC, procuramos também contar as histórias de pessoas que são felizes porque, em algum momento, a SIC também se cruzou nas suas vidas e é isto que nós queremos”, explicou Fátima Lopes.

No seu blog, a apresentadora acrescenta que Caixa Mágica, que vai misturar anónimos e figuras públicas entre os convidados, vai recordar os programas e a informação que fez história, não só no canal, mas também na vida dos espectadores, com direito a atualização nos dias de hoje”.

Este será o primeiro projeto fixo de Fátima Lopes no canal, que assinalou o seu regresso com a apresentação da primeira Gala dos Sonhos da Associação Sara Carreira, em dezembro. Além desta gala, regressou às manhãs por um dia no Estamos em Casa, na emissão que marcou o primeiro aniversário do programa das manhãs de sábado da SIC.

Sobre o seu regresso ao canal, refere que “é muito bom” regressar à SIC e relembrar “onde dei os primeiros passos e como é que foi feito esse caminho”.

“Não nos podemos esquecer das nossas origens. Foi aqui que eu comecei, foi aqui que eu me lancei, foi aqui que eu fiz 16 anos da minha carreira, é muito tempo. Foi aqui que eu me tornei a apresentadora que sou hoje”, disse.

O regresso oficial à antena da SIC

Fátima Lopes regressou à SIC em 2021, 11 anos depois da saída para a TVI. Estreou-se como apresentadora na estação de Paço de Arcos, no programa Perdoa-me, onde juntava pessoas que se tinham desentendido com o objetivo de as levar a fazer as pazes.

A sua estreia em talk-shows deu-se com o programa Fátima Lopes, que esteve no ar entre 1998 e 2001. Passou depois para o SIC 10 Horas, substituindo a anterior apresentadora Júlia Pinheiro. Já em 2005, o SIC 10 Horas foi substituído pelo talk-show Fátima, que esteve em exibição até 2009.

Em julho de 2010, depois de ter estado com a SIC durante 16 anos, Fátima Lopes mudou-se para a TVI, onde se estreou no Agora É Que Conta. Depois deste, apresentou o A Tarde É Sua de janeiro de 2011 a dezembro de 2020. Em janeiro de 2021, foi escolhida para apresentar um novo programa de sábado à noite na TVI; no entanto, a apresentadora acabou por decidir abandonar a estação de Queluz devido a desacordo com a direção de programas.