O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Glenn Close

Glenn Close celebra 75 anos. Relembra os maiores papéis da atriz 

Glenn Close completou 75 anos este sábado, dia 19 de Março. A famosa atriz, cantora e produtora americana conta já com uma carreira de mais de 40 anos no mundo do cinema. Relembra alguns dos seus papéis mais marcantes no grande ecrã.

Nova Prime, em Guardiões da Galáxia (2014)

Realizado e escrito por James Gunn, Guardiões da Galáxia foi o décimo filme do Universo Cinemático da Marvel. A história segue a vida de Peter Quill (Chris Pratt), um aventureiro do espaço cuja vida muda radicalmente após roubar uma esfera misteriosa ao temível Ronan (Lee Pace), o grande vilão da trama. Mais tarde, descobre que a mesma possui poderes altamente destrutivos e perigosos. Com a cabeça a prémio, Quill alia-se a quatro extraterrestres e juntos tentam proteger o místico objeto, para salvarem toda a galáxia.

Close surge na pele de Nova Prime, a corajosa líder e coordenadora das forças policiais intergaláticas que dão pelo nome de Nova Corps, que tentam por sua vez proteger ao máximo os cidadãos do planeta Xandar da tirania de Ronan.

Glenn Close
Fotografia: Marvel Studios/Divulgação

A longa-metragem foi bastante elogiada pela crítica, que destacou não só a facilidade com que a mesma conjuga momentos de humor com momentos mais tensos, como também as suas cenas de ação e efeitos visuais refinados. O realizador Steven Spielberg chegou a deixar um elogio ao projeto de James Gunn, referindo que foi o filme de super-heróis que mais o impressionou.

Guardiões da Galáxia foi um autêntico hit de bilheteira. Com um budget de cerca de 154 milhões de euros, a produção conseguiu arrecadar mais de 700 milhões de euros em todo o mundo.

Joan Castleman, em A Mulher (2018)

Realizado por Björn Runge, esta é a adaptação cinematográfica do romance com o mesmo nome, da autora Meg Wolitzer. A trama acompanha a vida de Joan Castleman, interpretada por Glenn Close. Joan acompanha o marido, Joe Castleman (Jonathan Pryce), um professor prestes a receber o Prémio Nobel da Literatura, numa viagem a Estocolmo.

A protagonista viveu os 40 anos de casamento para apoiar a tempo inteiro a carreira do esposo, deixando de parte todos os próprios sonhos e ambições. O casal guarda alguns segredos que ficam em risco de ser expostos por Nathaniel Bone (Christian Slater), um jornalista que procura informação suficiente para escrever uma obra biográfica sobre os Castle e as suas fraudes.

Glenn Close

O filme foi largamente elogiado pela crítica, que apontou a performance de Close como um dos pontos altos de toda a produção. A atriz chegou inclusive a receber um Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama e ainda uma nomeação aos Óscares, na categoria de Melhor Atriz Principal.

Alex Forrest, em Atração Fatal (1987)

Realizado por Adrian Lyne, o filme é baseado na curta-metragem Diversion, lançada em 1980. O enredo centra-se em Dan Gallagher (Michael Douglas), um advogado casado e já com uma filha. Certo dia, o homem conhece Alex Forrest (Close), com quem se envolve. Mas este affair não dura muito, já que Alex começa a comportar-se de forma obsessiva e descontrolada, o que leva Dan a acabar tudo. Inconformada com a rejeição do amado, Alex faz de tudo para tornar a vida do advogado num inferno.

Glenn Close

O filme foi um autêntico sucesso de bilheteira. Com mais de 290 milhões de euros arrecadados mundialmente, tornou-se na produção mais rentável do ano.

Atração Fatal, que vai ter um reboot em breve, foi em geral bastante elogiado pela crítica, que considerou que a longa-metragem se tornaria um clássico que perduraria na cabeça do público durante anos e anos. A interpretação da personagem Alex teve um impacto cultural tão grande que acabou por ser alvo de estudo, sendo vista como uma representação cinematográfica de alguém com transtorno de personalidade borderline. Pela  performance, Glenn Close recebeu não só uma nomeação ao Óscar de Melhor Atriz Principal, como também uma nomeação a um Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Filme Dramático.

Cruella de Vil, em Os 101 Dálmatas (1996)

Cruella de Vil foi a principal responsável por tornar Glenn Close ainda mais conhecida por todas as gerações. Realizado por Stephen Herek, Os 101 Dálmatas é a adaptação cinematográfica em live action do famoso filme de animação da Disney, lançado em 1961.

A trama representa a história de amor entre Roger (Jeff Daniels), um designer de jogos de computador, e a estilista Anita (Joely Richardson). Roger vive com Pongo, um dálmata que mais tarde se apaixona por uma outra dálmata, de nome Perdita, cuja dona é Anita. Os protagonistas apaixonam-se e casam, mas vêm a vida dos cães posta em perigo pela patroa de Anita, a famosa Cruella de Vil. A vilã pretende a todo o custo raptar os 99 dálmatas, filhos de Pongo e Perdita, para fazer o casaco dos seus sonhos.

Glenn Close

O projeto da Disney recebeu críticas medianas, que apesar de elevarem a performance de Close como o ponto alto do filme, consideraram o enredo algo sem sentido. A longa-metragem foi também alvo de alguma polémica, uma vez que várias organizações de defesa dos direitos animais protestaram contra o lançamento da mesma. Ao que tudo indicava, as vendas da raça Dálmata aumentaram – e muito – após o lançamento do filme. Sendo uma raça particularmente temperamental, muitas famílias arrependeram-se de tal investimento, e acabaram por devolver muitos deles a canis ou abrigos.

À parte de toda a controvérsia, a interpretação Glenn Close foi altamente elogiada, tendo rendido à atriz uma nomeação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia ou Musical e tornou Cruella de Vil uma das vilãs mais famosas da história do cinema. O filme foi também um sucesso comercial, com mais de 290 milhões de euros em todo o mundo.

Os admiradores da atriz poderão vê-la não tarda nada, já que Glenn Close é a grande aposta no elenco para a segunda temporada da série israelita Tehran. A trama que estreia na Apple TV+ já no dia 6 de maio.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.