O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Eurovisão
Fotografia: Eurovision.tv

‘American Song Contest’. RTP1 transmite versão norte-americana da Eurovisão

RTP1 vai mostrar a busca pelo novo grande êxito dos Estados Unidos (EUA). O American Song Contest, adaptação norte-americana do Festival Eurovisão da Canção, põe territórios do país a competir durante oito semanas e estreia na estação pública a 24 de março, quinta-feira, pelas 23h.

O programa da estação NBC, que estreia nos EUA no dia 21 num especial de duas horas, vai colocar 56 regiões do país a competir pelo título de Melhor Canção Original. Serão oito programas, até à final de 9 de maio – um dia antes do arranque oficial da Eurovisão 2022, que decorre em Turim, Itália.

A versão norte-americana do histórico formato europeu, que terá a cantora Kelly Clarkson e o rapper Snoop Dogg como apresentadores, parte em busca de representantes de cada um dos 50 estados, cinco territórios pertencentes aos EUA e a capital da nação, Washington D.C, que vão competir pela vitória num formato alargado do original europeu. Em vez de duas semifinais e uma final, o concurso terá três etapas: primeiro, as rondas de qualificação, que reduzem os candidatos a entrar na segunda fase, as semifinais. Os apurados competem depois numa Grande Final.

Aqui, um estado ou território sairá vencedor, com um tema interpretado por artistas a solo, duos, DJs ou bandas, que puderam, durante as inscrições, submeter uma canção de qualquer género musical.

A produção do concurso anunciou recentemente os nomes dos 56 artistas ou grupos que vão representar cada uma das regiões. Entre nomes desconhecidos, surgem no lote de concorrentes os conhecidos Macy Gray, Michael Bolton, Jewel e The Crystal Method.

Alabama: Ni/Co
Alaska: Jewel
American Samoa: Tenelle
Arizona: Las Marias
Arkansas: Kelsey Lamb
California: Sweet Taboo
Colorado: Riker Lynch
Connecticut: Michael Bolton
Delaware: Nitro Nitra
Florida: Ale Zabala
Georgia: Stela Cole
Guam: Jason J
Hawaii: Bronson Kane’Opio Varde
Idaho: Andrew Sheppard
Illinois: Justin Jesso
Indiana: UG skywalkin
Iowa: Alisabeth Von Presley
Kansas: Broderick Jones
Kentucky: Jordan Smith
Louisiana: Brittany Pfantz
Maine: King Kyote
Maryland: Sisqo
Massachusetts: Jared Lee
Michigan: Ada LeAnn
Minnesota: Yam Haus
Mississippi: Keyone Starr
Missouri: Brett Seper
Montana: Jonah Prill
Nebraska: Jocelyn Anderson
Nevada: The Crystal Method
New Hampshire: MARi
New Jersey: Brooke Alexx
New Mexico: Khalisol
New York: Enisa
North Carolina: John Morgan
North Dakota: Chloe Fredericks
Northern Mariana Islands: Sabyu
Ohio: Macy Gray
Oklahoma: AleXa
Oregon: courtship
Pennsylvania: Bri Steves
Puerto Rico: Christian Pagan
Rhode Island: Hueston
South Carolina: Jesse LeProtti
South Dakota: Judd Hoos
Tennessee: Tyler Braden
Texas: Grant Knoche
U.S. Virgin Islands: Cruz Rock
Utah: Savannah Keyes
Vermont: Josh Panda
Virginia: Almira Zaky
Washington: Allen Stone
Washington, D.C.: Neither
West Virginia: Alexis Cunningham
Wisconsin: Jake’O
Wyoming: Ryan Charles

American Song Contest
Kelly Clarkson e Snoop Dogg são os apresentadores do ‘American Song Contest’ | Fotografia: NBC/Divulgação

Por detrás desta primeira incursão do certame com origens europeias nos Estados Unidos estão algumas figuras que têm estado ligadas à história da Eurovisão. A Ola Melzig, produtor de megaeventos que tem feito parte da equipa do certame, e Christer Björkman, que se apresentou no Festival Eurovisão da Canção em 1992, foi produtor do Melodifestivalen sueco até este ano e foi um seus produtores eurovisivos mais antigos, juntam-se Anders Lenhoff, um dos maiores produtores criativos da Europa, e Peter Settman, um empresário e produtor de televisão.

Os produtores juntam-se a outros nomes da norte-americana PropagateBen Silverman produtor e executivo de televisão que levou a versão americana do The Office ao êxito global, além de criar o formato de sucesso mundial The Biggest Loser, é figura central. Howard T. Owens e Gregory Lipstone são também parte equipa.

Por sua vez, a edição de 2022 da versão original do Festival Eurovisão da Canção acontece a 10, 12 e 14 de maio em Turim, na Itália. Portugal é representado pela cantora MARO e o tema ‘saudade, saudade’. O Espalha-Factos continua a acompanhar todas as novidades da Eurovisão nas redes sociais e num podcast especial, o EFVisão.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.