A emissão de sexta-feira, dia 11 de março, do Jornal das 8 começou de uma maneira diferente daquela a que os espectadores estão habituados. Myroslava Ulianina, apresentadora de televisão na Ucrânia, está refugiada em Portugal depois de ter fugido da guerra e foi ela quem abriu o noticiário da noite da TVI.
A apresentadora e nutricionista Myroslava Ulianina viu-se obrigada a fugir para Portugal devido à invasão russa. “Era apresentadora de televisão, agora é refugiada”, destacou a estação de Queluz de Baixo. “Boa noite, o meu nome é Myroslava Ulianina. Sou uma apresentadora de televisão ucraniana, mas agora estou aqui, em Portugal, porque o meu país está há 16 dias em guerra”, começou por dizer na abertura da emissão do noticiário.
A pivô Sara Pinto, que estava a conduzir o Jornal das 8 na sexta-feira (11) não ficou indiferente. “Esta é a história da Myroslava, mas podia ser a minha história. Uma apresentadora de televisão que, de um momento para o outro, vê a guerra mudar-lhe a vida por completo. Podia ser eu, podia ser qualquer um de nós”, refletiu.
“Toda a gente era feliz. E todos nós tínhamos uma casa e tudo o que tínhamos construído permanecia intacto e é doloroso aperceber-me de que essa vida acabou“, confessou Myroslava Ulianina numa reportagem. “Nunca pensei que esta palavra – refugiada – fosse fazer parte do meu léxico, que a usasse tantas vezes como uso agora”, acrescentou.
Miroslava Ulyanna é jornalista, formadora e conferencista na área da saúde e fitness. Ganhou popularidade a nível internacional como apresentadora do programa Zvazhenі i schaslivі, no canal STB. Na Ucrânia, conduziu Biggest Loser, a versão ucraniana do programa Peso Pesado. Atualmente, é uma das nutricionistas ucranianas mais famosas e recentemente tornou-se treinadora de saúde e bem-estar.