O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Julia Samoylova
Fotografia: Eurovision.tv

Eurovisão. “A decisão de suspender a Rússia é correta, mas arbitrária”

Esta segunda-feira (28), o episódio do podcast Fita Isoladora tem como tema principal a suspensão da participação russa no Festival Eurovisão da Canção.

O painel residente recebe Frederico Rocha, diretor do Centro de Documentação da Universidade de Cardiff, no País de Gales, e seguidor da Eurovisão há mais de duas décadas, e Pedro Miguel Coelho, fundador do EF e jornalista com experiência na cobertura do evento, para analisar a situação.

Frederico Rocha que considera que a decisão foi tomada muito graças “à pressão das redes sociais“, relembrando como a suspensão da Bielorrússia em 2021 aconteceu também na sequência de um grande movimento online. “Ouviram os membros da EBU, e de uma forma inédita decidiram desta forma, porque se tornava insustentável ter vários canais de televisão a desistir da participação, com danos reputacionais para o evento“, explica.

Esta decisão foi a decisão democrática e correta. Tens um conjunto de países que são participantes no evento, e que sentiram que não existiam condições para que a Rússia participasse no Festival da Eurovisão“, sublinha Pedro Miguel Coelho.

Dito isto, temos de sublinhar que o regulamento do Festival é absolutamente incipiente sobre situações como esta e, por isso, eu acho que esta decisão, sendo correta, não tem nenhuma base regulamentar concreta. É uma decisão tomada numa base de bom senso, mas que pode colocar a organização numa situação muito complexa para o futuro, até tendo em conta que vários participantes não são baluartes dos valores agora invocados para suspender a Rússia“, considera.

Regresso de José Eduardo Moniz também em análise

No episódio, apresentado por João Malheiro, Mariana Lambertini e Tiago Serra Cunha, houve ainda espaço para analisar o regresso de José Eduardo Moniz à TVI e as suas primeiras entrevistas, bem como as perspetivas que traz para o futuro do canal de televisão, que se tem aproximado novamente da liderança do mercado português.

O Fita Isoladora é um dos podcasts semanais do EF. É publicado à segunda-feira, às 7h da manhã, em todas as plataformas de podcasts.

Lê também: União Europeia vai banir órgãos de comunicação estatais russos RT e Sputnik