Reveladas as 20 canções a concurso no Festival da Canção 2022, o EFVisão, podcast do Espalha-Factos que analisa todos os desenvolvimentos sobre o Festival da Canção português e a Eurovisão, passa em revista o lote de músicas e analisa quais as melhores e piores da edição, além de selecionar as favoritas e aquelas que surpreenderam entre as concorrentes.
Ouve o episódio aqui:
No primeiro episódio, Tiago Serra Cunha, Pedro Miguel Coelho, João Malheiro e Rita Mendes juntam-se para analisar as canções reveladas.
Numa referência geral ao lote de temas, antes da análise pormenorizada, o painel refere que esta é uma “coleção muito boa de músicas”, havendo “duas ou três más, mas o que é bom vai do OK ao excelente”, diz João Malheiro, naquilo que Tiago Serra Cunha refere como sendo um lote “eclético” de canções.
“As canções são decentes na sua maioria. Se qualquer uma destas 20 canções for à Eurovisão, as pessoas vão ouvir a canção e não vão dizer ‘o que é isto?'”, acrescenta Pedro Miguel Coelho, com Rita Mendes a complementar que “a maioria das músicas traz uma abordagem diferente”.
O painel analisa, de seguida, as canções por categorias: as surpresas, as desilusões, as piores e as favoritas da edição, além de algumas menções honrosas.
O Festival da Canção 2022 acontece a 5, 7 e 12 de março. O vencedor/a desta seleção vai representar Portugal na 66.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que decorre a 10, 12 e 14 de maio. Turim foi a cidade italiana escolhida para acolher o festival organizado pela RAI, no Pavilhão PalaOlimpico. O certame regressa a Itália após a vitória da banda Måneskin, que somou um total de 524 pontos. Serão 41 as nações a competir pela vitória no certame.
Esta não é a primeira vez que Itália recebe o concurso, ainda que tenha esperado 31 anos para repetir o feito. Nápoles recebeu o evento em 1965, depois da vitória no ano anterior de Gigliola Cinquetti com o tema ‘Non ho l’eta’. Em 1991, 26 anos depois, o país voltou a receber o concurso, desta feita na capital Roma, após a vitória de Toto Cutugno com a canção ‘Insieme’.
Portugal regressa também para a sua 52.ª participação na Eurovisão. Em 2021, conseguiu a quinta apuração para a final do certame, terminando a participação em 12.º lugar. O tema ‘Love Is On My Side’, interpretado pelos The Black Mamba, obteve um total de 153 pontos.