O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Festival da Canção
Fotografia: Pedro Pina/RTP

Festival da Canção 2022. Conhece as datas das semifinais e da Grande Final

A época festivaleira está oficialmente aberta. A RTP anunciou esta quinta-feira (23) as datas para a realização da 56.ª edição do Festival da Canção. As semifinais e a final, que voltam a servir para escolher o representante português no Festival Eurovisão da Canção, realizam-se a 5, 7 e 12 de março de 2022.

Ao contrário dos últimos anos, as eliminatórias do Festival não se dividem entre fevereiro e março, ficando concentradas apenas no terceiro mês do ano. É a primeira vez desde 2015 que a estação pública opta por uma estrutura aproximada à da Eurovisão, com todos os espetáculos ao vivo a acontecer no período de uma semana, em vez da habitual divisão por três sábados. Antes disso, apenas em 2010 foi utilizado o mesmo método, com todas as transmissões a acontecer dentro da mesma semana.

Esta será a 56.ª edição do Festival da Canção da RTP. As emissões serão transmitidas a partir dos estúdios da RTP, com cada semifinal a apurar cinco canções para um total de dez concorrer na final.

Serão 20 os compositores a competir pela vitória no certame, este ano com uma novidade. Há mais espaço para canções escolhidas através da livre submissão de artistas, que aumentou de duas para quatro. Os convidados pelo canal são Agir, Aurea, Blacci, Cubita, DJ Marfox, Fábia Rebordão, Fado Bicha, FF, Joana Espadinha, Kumpania Algazarra, Maro, Norton, Os Azeitonas, PZ, Syro e Valas; os autores selecionados através da livre submissão são Pedro Marques, Pepperoni Passion, The Mister Driver e Tiago Nogueira (da banda Os Quatro e Meia).

Nesta edição, à semelhança das anteriores, vencedor do concurso ganhará o passaporte para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que este ano se realiza em Turim, na Itália. O festival acontece a 10, 12 e 14 de maio, após a vitória dos italianos Måneskin, com a canção ‘Zitti e Buoni’, na edição de 2021 em Roterdão, nos Países Baixos.

Portugal foi representado na edição anterior pelo tema ‘Love is on My Side’, composto por Tatanka e interpretado pelos The Black Mamba, os vencedores do Festival da Canção 2021, e garantiu a quinta apuração do país para a final do certame, terminando a participação em 12.º lugar. O tema obteve um total de 153 pontos.

Lê também: Eurovisão 2022. 41 países estão confirmados para competir pelo troféu em Itália