O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Tomás Adrião
Fotografia: Carolina Santiago

À Escuta. Tomás Adrião e Madmess entre os destaques da semana

À Escuta, rubrica semanal do Espalha-Factos sobre os lançamentos da música nacional, está de volta e com ela chegam as mais recentes novidades da música portuguesa. Esta semana o destaque vai para o single natalício de Tomás Adrião e o novo álbum do trio Madmess.

Também falamos da simbiose entre Tekilla, Camila Masiso e Sam The Kid, para além dos novos trabalhos de Fred Menos, Cíntia, Francisco Fontes e Mary Anne.

O Natal de Tomás Adrião é diferente

‘Natal Diferente’ é o single natalício de Tomás Adrião.

É entre carinho, doçura e uma certa tristeza e angústia que acaba por ficar marcada esta nova música de Tomás Adrião. Uma faixa acima de tudo tocante, a letra acredito que seja comum a muita gente e parece que quanto mais pensamos no tema, mais tristes e emocionados ficamos. É tão pacífica e tão meticulosa naquilo que tenta fazer, é notável que cada palavra e cada acorde foram escolhidos a dedo, é uma música tão polida e que no final nos deixa devastados, num bom sentido, seja pela sua beleza ou pelo seu tema tocante. O presente deste ‘Natal Diferente’ é certamente o convite que faz para clicarmos no botão de replay.

O Rebirth do trio Madmess

Arrojado, eletrizante, psicadélico e potente, este álbum dos Madmess acerta-nos sem remorso algum e não nos deixa respirar nestes 44 minutos de música. Saltando de influência em influência, viajando entre prog rock ao prog metal, passando por algumas passagens mais agressivas enquanto interpolam com aquela energia de Classic Rock de há umas décadas a esta parte. É tudo tão bruto em termos de produção, no melhor sentido possível, é fácil sentir a textura, a potência e o detalhe de cada som que nos é entregue nesta travessa repleta de riffs rebeldes, nastry bass lines e com muito, mas muito carisma e personalidade que faz de Rebirth um dos melhores álbuns do ano a nível nacional.

Tekilla e Camila Masiso brilham em conjunto sobre a produção de Sam The Kid

Quente e robusto, o novo single que junta Tekilla a Camila Masiso é uma faixa que se faz ouvir, desde a irreverente percussão, ao infetante e super cativante refrão, tudo nesta faixa é radical, seja a fantástica produção, que não é surpresa tendo em conta que quem se esconde por trás dela é em mais nem menos do que Sam The Kid, entrega a energia necessária para recebermos versos cheios de afinco por parte de Tekilla e uma exemplar performance de Camila Masiso.

Fred Menos diz-nos uma coisa

Digo-te uma coisa é o mais recente EP de Fred Menos. É um projeto delicado, puro e que nos conta histórias através de belas palavras, todas estas letras funcionam bem sem arranjos, porém quando estas se juntam à voz do artista, o resultado é delicioso, requintado, mas com toda a sua simplicidade que faz deste projeto uma das experiências mais agradáveis da semana.

O sítio de Cíntia

‘Sítio’ é o novo single do trio Cíntia.

Se são fãs de jazz, então este lançamento não vos pode passar ao lado. Não é nada inovador, nem algo que nunca tenha sido feito, porém não precisa de o ser para nos deixar deliciados com a competência entregue nestas 11 faixas. Do arrojado ao simples, do sintético ao acústico, o que não falta este projeto é variedade e versatilidade a ser entregue com criatividade e pujança num trabalho muito sólido e bem conseguido por parte do trio lisboeta composto por Simão Bárcia, Tom Maciel e Ricardo Oliveira.

São os Vagabundos’ de Francisco Fontes

‘Vagabundos’ é o novo tema de Francisco Fontes e entrega-nos um pop catita com um Groove calmo e com muita gentileza e amabilidade. Sejam as guitarras cintilantes, ou o brilho do refrão, não são poucas as razões para gostar deste single. É tão leve, subtil e airoso que é capaz de nos transmitir uma certa paz interior, é de facto um tema afetuoso, doce e muito ternurento.

Cores da Procissão é o single de estreia de Mary Anne

Um single fofinho, muito ternurento, com muita atenção ao detalhe, desde o arranjos, à letra ou até mesmo a performance suave de Mary Anne. Algo fascinante também é a forma como a energia floresce, crescendo até ao clímax do single onde o arranjo desabrocha num esplendido abraço entre composição e execução.