A Metamorfose dos Pássaros Netflix
A Metamorfose dos Pássaros | Fonte: IndieLisboa

A Metamorfose dos Pássaros. Filme é o candidato português aos Óscares

O filme português está entre os possíveis nomeados para Melhor Filme Internacional. Resultados são conhecidos a oito de fevereiro.

A Metamorfose dos Pássaros, primeira longa-metragem de Catarina Vasconcelos, está atualmente entre os 93 filmes para a categoria de Melhor Filme Internacional. Precisa ainda se ser selecionado pela Academia, para chegar à lista final de nomeados. Os resultados são conhecidos a 8 de fevereiro.

Todos os filmes que estão na lista para possíveis nomeações nos prémios foram divulgados esta quarta-feira (8), pela Academia de Hollywood. A Metamorfose dos Pássaros, indicado pela Academia Portuguesa de Cinema, está acompanhada por filmes dos vários cantos do mundo. Na lista, inclui-se o francês Titane, de Julia Ducournau, premiado com a Palma de Ouro 2021 em Cannes.

El buen patrón, de Fernando León de Aranoa, de Espanha, também está na lista oficial divulgada. A este juntam-se o alemão I’m your man, de Maria Schrader. Fora da Europa, está Memoria, filme colombiano realizado pelo tailandês Apichatpong Weerasethakul e o sul-coreano Escape from Mogadishu, de Ryoo Seung-wan.

A longa-metragem de Catarina Vasconcelos entrou na corrida através da votação da Academia Portuguesa do Cinema. Entre as escolhas nacionais, estavam outros filmes, que ficaram atrás na pré-seleção. Os cinco nomeados foram:  Nunca nada aconteceu, de Gonçalo Galvão Teles; O som que desce da terra, de Sérgio Graciano; Sombra, de Bruno Gascon; Terra Nova, de Artur Ribeiro; e O Último Banho, de David Bonneville.

A Academia Portuguesa de Cinema descreve o filme de Catarina Vasconcelos como um “misto entre documentário e ficção“. “O filme aborda a história de amor dos avós e a morte da avó paterna da realizadora, que nunca conheceu, baseada nas memórias da infância e juventude da família”.

Esta quarta-feira, foi também conhecida a lista dos possíveis candidatos ao Óscar de Melhor Longa-Metragem. Neste momento, estão 26 filmes de animação na corrida ao prémio norte-americano. Para além disso, também há 138 documentários em longa-metragem, dos quais serão selecionados 15 finalistas. Os resultados serão divulgados no dia 21 de dezembro, a tempo da 94.ª edição dos Óscares, a 27 de março de 2022 em Los Angeles.

Lê também: Crítica. O ‘ciao’ de ‘La Casa de Papel’ surpreende finalmente

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.