Prémio Atores de Cinema
Fotografia: Divulgação (Fundação GDA)

Maria de Medeiros, Catarina Wallenstein e João Nunes Monteiro são grandes vencedores do Prémio Atores de Cinema

Os atores Maria de Medeiros, Catarina Wallenstein João Nunes Monteiro, foram os grandes vencedores do Prémio Atores de Cinema da Fundação GDA, que regressou esta noite, dia 7 de dezembro, ao Teatro da Trindade, em Lisboa, depois de um ano de interrupção devido à pandemia.

Na 14.ª edição do Prémio Atores de Cinema, a atriz Maria de Medeiros venceun a categoria de Melhor Atriz Principal pelo seu papel no filme Ordem Moral, do realizador Mário Barroso. Na categoria de Melhor Atriz Secundária, o prémio foi entregue a Catarina Wallenstein, pelo seu desempenho na longa-metragem de Felipe Bragança, Um Animal Amarelo. Já o ator João Nunes Monteiro foi distinguido na categoria de Novo Talento pelo seu trabalho em Mosquito, um filme de João Nuno Pinto.

Conduzida pelo ator Pedro Inês, a cerimónia de apresentação de entrega dos prémios teve lugar no Teatro da Trindade, em Lisboa. Tendo regressado este ano ao formato presencial, o Prémio Atores de Cinema da Fundação GDA presta homenagem ao trabalho de interpretação dos atores portugueses. Para além dos artistas premiados este ano, foi homenageado o trabalho dos nove atores e atrizes galardoados remotamente no ano passado.

Escolhido anualmente pela Fundação GDA, o painel de jurados do Prémio Atores de Cinema é, como sempre, constituído por atores, tratando-se de galardão baseado no reconhecimento do trabalho de atores, por atores. O júri escolhido para este ano era composto por Almeno Gonçalves, Luísa Cruz e Teresa Faria, que avaliaram o desempenho dos colegas nas produções estreadas comercialmente em sala entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2020.

Assumindo-se como um instrumento que pretende valorizar o trabalho dos artistas e promover o seu desenvolvimento, a Fundação GDA foi criada pela cooperativa GDA, a Gestão dos Direitos dos Artistas, entidade portuguesa que gere os direitos de propriedade intelectual de atores, músicos e bailarinos.