Drake em entrevista à Rap Radar
Drake em entrevista à Rap Radar

Drake retira-se das nomeações aos Grammy Awards 2022

Foi anunciado esta segunda-feira (6) que Drake decidiu retirar-se da lista de nomeados aos Grammys 2022. Ele estava nomeado nas categorias de Melhor Álbum de Rap, por Certified Lover Boy, e por Melhor Performance de Rap pela canção ‘Way 2 Sexy’.

A decisão de se recusar as nomeações terá sido tomada por Drake e pelos seus representantes, como diz a revista Variety. Prontamente, os Grammy Awards atenderam o pedido e o artista canadiano já não consta na lista de nomeados.

A votação para essas duas categorias de rap prosseguirá com apenas quatro nomeados. Os boletins de voto já terão sido distribuídos na manhã de segunda-feira (6).

Não é a primeira vez que Drake tem problemas com os Grammys. O cantor, que já foi nomeado 47 vezes, venceu apenas quatro – a última vez que ele ganhou um prémio foi em 2019, com a Melhor Canção de Rap por ‘God´s Plan’, marcada por um discurso forte que, sem dúvida, foi um recado para a Recording Academy, responsável pela organização e atribuição dos Grammy Awards.

Jogamos um desporto baseado na opinião, não um desporto baseado em factos”, disse Drake“Já venceste se tiveres pessoas a cantar as tuas músicas, palavra por palavra, se és um herói na tua cidade natal… Olhem, se há pessoas com empregos fixos e que estão à chuva, na neve, a gastar dinheiro para comprar bilhetes para os teus concertos, não precisas disto. Já ganhaste.”

Outra situação controversa em torno dos Grammys aconteceu no ano passado, quando The Weeknd não recebeu nenhuma nomeação ao Grammy de 2021 – para espanto de muitos, visto que o cantor terá tido um ano de sucessos. Nas suas redes sociais, Drake mostrou-se revoltado com a ausência do colega nas nomeações: “o que uma vez foi a maior forma de reconhecimento, talvez não tenha mais importância para os artistas atuais e os que virão depois”. Para o rapper, o artista era uma certeza nas categorias de Álbum e Canção do Ano, “mas nunca é assim”.

Grammy retira nomeações para Taylor Swift, Jack Antonoff e St. Vincent por álbum de Olivia Rodrigo

Taylor Swift, Jack Antonoff e St. Vincent deixaram de concorrer aos Grammys na categoria Álbum do Ano pelo disco Sour, de Olivia Rodrigo. Os três estavam nomeados como compositores do projeto. Contudo, de acordo com a Billboard, a Academia considerou entretanto que eles não participaram ativamente no processo de composição de novas músicas.

“Durante o processo de inscrição, a Academia recebeu créditos da editora discográfica pela faixa ‘deju vu’. Na semana passada, recebemos os créditos corretos da editora, que reconhece Annie Clark, Jack Antonoff e Taylor Swift como compositores de uma interpolação na faixa ‘deja vu’. Seguindo as diretrizes atuais dos Grammys, como compositores de uma faixa interpolada, Clark, Antonoff e Swift não estão nomeados na categoria Álbum do Ano por Sour. Antonoff e Swift estão nomeados na categoria de Álbum do Ano pelo álbum de Swift, Evermore.”

Como indicado, Antonoff e Swift estão e mantêm-se nomeados na categoria de Álbum do Ano com Evermore, e  St. Vincent está nomeado para Melhor Álbum Alternativo por Daddy’s Home. Com isso, o álbum de Rodrigo contará apenas com Daniel Nigro e Casey Smith como compositores.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.