American Crime Story: O Caso Monica Lewinsky
Fotografia: Divulgação / 21st Century Fox

‘American Crime Story’. Temporada sobre escândalo de Bill Clinton estreia em Portugal

A FOX Life prepara-se para estrear O Caso Monica Lewinsky, a mais recente temporada de American Crime Story. O terceiro capítulo da série antológica tem estreia marcada para quinta-feira, dia 9 de dezembro, pelas 22h20.

American Crime Story é uma criação da dupla Ryan Murphy e Brad Falchuk. A série, que já conquistou 16 Emmy Awards, teve a sua primeira estreia em 2016 e já explorou o julgamento mediático de O.J. Simpson e o assassinato de Gianni Versace. Desde o início, o projeto assumiu-se como uma antologia de crimes verídicos, com palco nos Estados Unidos.

Na terceira temporada, que chega agora a Portugal, o escândalo sexual entre Monica Lewinsky (Beanie Feldstein) e Bill Clinton (Clive Owen) é o principal mote. Baseado no livro A Vast Conspiracy: The Real Story of the Sex Scandal That Nearly Brought Down a President, de Jeffrey Toobin, o capítulo acompanha o processo de impeachment aplicado ao ex-presidente dos Estados Unidos.

Na narrativa repartida em dez episódios, a opinião feminina prevalece. Deste modo, a história é contada sob o olhar de três mulheres que viveram, de formas diferentes, o caso polémico. Para além de Lewinsky, estagiária na Casa Branca, dão-nos a conhecer a sua amiga e confidente Linda Tripp (Sarah Paulson), que se tornou na principal testemunha. Paula Jones (Annaleigh Ashford) recebe igualmente um papel de destaque, tendo já processado Clinton por assédio sexual.

Entre conflitos e silenciamentos, este capítulo explora também as várias facetas do ex-presidente que, devido a acusações de perjúrio e obstrução à justiça, tentou manipular a opinião pública. Anthony Green, Billy Eichner, Cobie Smulders, Edie Falco e Margo Martindale são outros nomes que constam no novo elenco.

Encontros entre ficção e realidade

Baseado em factos reais, American Crime Story: O Caso Monica Lewinsky remonta a 1998, quando se deu o escândalo sexual entre Monica Lewinsky e Bill Clinton.

Bill Clinton, ex-presidente americano, casado – até hoje – com Hillary Clinton, foi acusado de manter uma relação extraconjugal com Monica Lewinsky, estagiária de 22 anos na Casa Branca. Rumor ou verdade? O que é certo é que rapidamente o caso se tornou mediático, levando a investigações profundas. Um pesadelo sem fim, mas que acabou por encorajar outras vozes femininas a acusar Clinton de assédio sexual ou de desenvolver relações com funcionárias do governo no passado.

Um processo de impeachment foi aplicado, mas sem sucesso, levando à impunidade do ex-presidente. Enquanto que Lewinsky viveu – e vive – para sempre atormentada pela opinião pública, tomada pela misoginia.

Beanie Feldstein dá vida a Monica Lewinsky | Fotografia: Divulgação/21st Century Fox

Monica Lewinsky é uma das produtores executivas da nova temporada. Há décadas que as pessoas contam a minha história, afirmou em entrevista à revista Vanity Fair. Só há pouco tempo é que consegui recuperar totalmente o meu lugar para poder contar a minha versão, acrescentou.

A terceira temporada de American Crime Story tinha data de estreia apontada para 2020. No entanto, a pandemia, bem como as eleições americanas, levaram a uma mudança de planos. O mais recente capítulo estreou originalmente no dia 7 de setembro em território norte-americano.

Cerca de três meses depois chega a Portugal e tem arranque marcado para as 22h20 da próxima quinta-feira, dia 9 de dezembro, na FOX Life. A estreia é marcada com episódio duplo, Exiles e The President Kissed Me, conforme revela a programação do canal. Entretanto, as duas primeiras temporadas de American Crime Story estão disponíveis na Netflix.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.