Vice-Almirante Gouveia e Melo recebe Globo de Ouro
Fotografia: SIC / Manuel Guerra

‘Alta Definição’ com vice-almirante tem melhor share do ano

A entrevista ao vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, exibida no Alta Definição deste sábado (4), obteve o melhor share do ano para o programa conduzido por Daniel Oliveira.

Entre os que viram a conversa no próprio dia, em direto ou através das gravações, a audiência média foi de um milhão, oito mil e novecentas pessoas, que foi também a maior audiência desde abril. No share, o registo foi de 29,2%, o maior do ano e também o maior do dia na televisão portuguesa.

No minuto de maior audiência, às 14h30, o programa chegou a um pico de 11,4% de audiência e 31,5% de share, com mais 600 mil espectadores do que a TVI. Esta foi também a diferença entre a SIC e a TVI no período da entrevista, com o canal segundo classificado a ter uma audiência média de 450,9 mil espectadores entre as 13h59 e as 14h47.

O vice-almirante, que foi responsável pela task force da vacinação contra a Covid-19, é atualmente uma das figuras mais populares do país, tendo sido também premiado pela SIC, em outubro, com o Globo de Ouro de Mérito e Excelência.

Num dia em que a TVI voltou a aproximar-se dos seus mínimos anuais, com 12,9% de share, a SIC distanciou-se no primeiro lugar, com 17,9%, mostram os dados da GfK/CAEM. A RTP1 marcou 9,7%.

‘Jornal da Noite’ lidera top do dia

O noticiário da SIC foi o programa mais visto de sábado, com 11% de audiência e 20,8% de share, sendo o único do dia a conseguir superar a entrevista do vice-almirante. No terceiro lugar ficou outro programa do canal de Paço de Arcos, o humorístico Terra Nossa, com 10,2% de audiência e 22,6% de share numa edição feita a partir de Campo Maior.

O Preço Certo (9,4% / 18,6%) foi o único programa fora da SIC a conseguir entrar no top5, com a quinta posição a ser ocupada pelo Primeiro Jornal (9,1% / 24,9%).

Festa é Festa (8,5% / 17,3%) voltou a aproximar-se dos valores mais baixos desde que estreou e não foi além do 7.º lugar no top do dia, inclusivamente atrás do Jornal das 8 (8,7% / 16,4%).

Outros destaques

  • A CNN (2,2%) recuperou a vantagem contra a SIC Notícias (2%), mas a disputa entre os dois canais continua renhida. A RTP3 (1,2%) desceu.
  • Alô Marco Paulo (6,5% / 16%) registou a audiência mais alta desde que estreou com o Especial Natal. Em Família (5,3% / 13,3%) nunca conseguiu superar o concorrente, que só perdeu frente a O Preço Certo.
  • Masterchef (5% / 10,4%) recuperou depois dos mínimos da semana passada, mas nunca foi além do terceiro lugar.
  • O documentário Eunice Muñoz – Ofício de Atriz (1,7% / 10,1%) foi transmitido pela TVI às 00h55 e ficou em segundo no horário.
  • VivaVida (1,9% / 9,8%) bateu novos mínimos de audiência média e quota de mercado.
  • Voz do Cidadão (2,3% / 6,4%) regressou este sábado à antena da RTP1.
Lê também: ‘Casados à Primeira Vista’ vai mesmo voltar em 2022