Penélope Cruz
Fotografia: D.R.

Penélope Cruz e Pedro Almodóvar voltam a juntar-se na produção do documentário ‘Not a Bride’

A atriz espanhola Penélope Cruz vai participar em Not a Bride, novo projeto documental da plataforma de streaming Paramount Plus, como produtora executiva e narradora. O documentário será produzido pela VIS Social Impact, produtora do realizador Pedro Almodóvar.

A série documental foca-se na temática do casamento forçado de raparigas menores de idade, mostrando o quanto esta prática ainda é comum e como não acontece apenas em países de terceiro mundo. De acordo com a organização sem fins lucrativos Girls Not Brides, cerca de 12 milhões de raparigas com menos de 18 anos são casadas todos os anos.

Not a Bride vai ser escrito e realizado por Dario Troiani e, para além de Cruz e Almodóvar, Esther García também se junta à produção executiva com a sua empresa El Deseo, ao lado da produtora independente espanhola Mogambo e da VIS Social Impact. Esta última é uma divisão da ViacomCBS que se foca em cobrir temas sociais para informar o público.

À imprensa, a presidente da VISGeorgia Arnold, explica que Not a Bride vai aproveitar o poder do storytelling para falar sobre o assunto crítico e global do casamento infantil. Esperamos que a sua estreia mundial na Paramount+ ajude a mudar perceções e a criar um progresso significativo para um mundo com mais igualdade de género”.

Sobre o documentário, a produtora executiva Esther García deixa claro que o conteúdo é chocante. “Os testemunhos das raparigas e mulheres que já sofreram com esta experiência traumática são chocantes. Através deste documentário nós temos como objetivo dar ao mundo uma melhor ideia deste problema enorme que verdadeiramente esperamos que comece a ser resolvido”, explica.

Ainda sem data de estreia prevista, Not a Bride vai ser composto por quatro episódios e tem estreia marcada no serviço de streaming Paramount+. A plataforma, ainda não disponível em Portugal, terá os seus conteúdos distribuídos no país através da SkyShowtime, nova plataforma de streaming que chega à Europa e a Portugal no início de 2022.

Penélope Cruz e Pedro Almodóvar são já uma dupla com sucesso reconhecido no cinema. A atriz é frequentemente protagonista de produções realizadas pelo espanhol, tendo ganho reconhecimento global depois da participação em Volver, de 2006. Madres Paralelas, estreado a 1 de dezembro nas salas nacionais, é o mais recente trabalho a juntar Cruz e Almodóvar.

Lê também: Crítica. ‘Madres Paralelas’ é uma homenagem às progenitoras do passado e do presente