Alec Baldwin
Fotografia: D.R.

Alec Baldwin em nova entrevista sobre o acidente de ‘Rust’: “Eu não premi o gatilho”

Em entrevista ao canal norte-americano ABC News, para o jornalista George Stephanopoulos, Alec Baldwin comentou detalhes do acidente que ocorreu em outubro durante as filmagens do filme Rust, que acabou por tirar a vida da diretora de fotografia Halyna Hutchins.

O especial, que será transmitido na íntegra esta quinta-feira (2) nos Estados Unidos, trará, pela primeira vez, uma longa entrevista ao ator sobre o que de facto ocorreu no fatídico dia que acabou por tirar a vida de Hutchins e, ainda, ferir o realizador do filme, Joel Souza. 

Em trechos que foram disponibilizados pela emissora, Baldwin afirma, emocionado, numa citação que chamou a atenção do público: “O gatilho não foi premido. Eu não premi o gatilho”.

Em algumas partes da entrevista, Baldwin, visivelmente emocionado, relata “dor” e indignação pelo ocorrido nos bastidores das filmagens: “Quer dizer, mesmo agora, acho difícil de acreditar nisso. Simplesmente não parece real para mim”, refere. O ator acrescenta que “o gatilho não foi puxado. Eu não puxei o gatilho”. Surpreso, Stephanopoulos insiste: “Então, você nunca puxou o gatilho?”,ao que Baldwin responde: “Não, não, não. Eu nunca apontaria uma arma para ninguém e puxaria o gatilho para eles. Nunca.”

Alec Baldwin demonstra surpresa por uma bala real estar presente num set de um filme: “Alguém colocou uma bala real numa arma. Uma bala que nem deveria estar na propriedade”, afirmou. O ator assume que a situação foi a pior coisa que já lhe aconteceu: “Sim. Sim… sim, porque eu penso no passado e penso ‘o que poderia eu ter feito?’”

Alec Baldwin matou e feriu acidentalmente dois colegas que trabalhavam no filme Rust, depois de ter disparado uma arma cenográfica que não deveria estar carregada, a dia 21 de outubro deste ano. A arma apenas deveria conter pólvora seca, para simular o efeito de um disparo real.

Halyna Hutchins, diretora de fotografia, acabou por morrer, depois de ter sido transportada para o Hospital Universitário do Novo México. Tinha 42 anos e não resistiu aos ferimentos causados pelo acidente. Também o realizador, Joel Souza, ficou ferido com gravidade e teve de receber cuidados médicos no Centro Médico Regional de São Vicente. O caso continua a ser investigado pelas autoridades.