Simpsons

Episódio de ‘Os Simpsons’ é banido da Disney+ Hong Kong

A plataforma de streaming Disney+ de Hong Kong retirou o 12.º episódio da 16.ª temporada de Os Simpsons. Em causa está uma cena controversa, aquando da visita de Homer e a família à China.

Intitulado de Goo Goo Gai Pan, o episódio segue a família até à China, onde a irmã de Marge, Selma, pretende adotar uma criança. Ao visitar a cidade de Hong Kong, a família depara-se com a Tiananmen Square, também conhecida como Praça da Paz Celestial, onde um monumento tem escrito satiricamente: “Tien An Men Square: Neste lugar, em 1989, nada aconteceu”.

A série refere-se aos protestos e ao massacre que tomou lugar nessa mesma praça em 1989. Organizada na sua maioria por estudantes, milhares de pessoas juntaram-se para protestar contra a corrupção, inflação, desemprego e a repressão que enfrentavam. Apesar dos protestos consistirem em marchas pacíficas, o governo chinês respondeu com a Lei Marcial e uma forte presença e uso de forças militares.

O número de mortes deste acontecimento é bastante discutido, mas estima-se que tenham morrido cerca de 2 500 pessoas. No entanto, segundo o governo chinês, apenas 241 pessoas morreram, afirmando que maior parte eram soldados. Para além do número de mortes, o governo também minimizou o massacre e tenta, até aos dias de hoje, censurar o que aconteceu, daí a sátira de Os Simpsons.

Para além desta cena, o episódio também critica, de uma forma mais despercebida, outros aspetos da China. Destaca-se o caso de Selma ter de fingir ser casada com Homer, porque uma mãe solteira adotar uma criança era algo inaceitável no país.

Estes atos de censura estão a ficar cada vez mais comuns e poderão aumentar com a lei, instituída este ano, que bane filmes e séries que possam contrariar os interesses de segurança nacional do país. No que toca ao porquê de o episódio ter sido removido, a Disney+ não tece comentários, deixando no ar a dúvida acerca de ter sido o serviço a remover o episódio para evitar controvérsias, ou porque o governo chinês o exigiu.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.