Pedro Mourinho e equipa da TVI na cerimónia de estreia da CNN. Fotografia: Inês Guimarães

CNN Portugal duplica valores da TVI24 na primeira semana

A CNN Portugal terminou a primeira semana de emissões com uma quota de mercado que é duas vezes superior à média registada pela TVI24 entre 1 de janeiro e 22 de novembro deste ano, mostram dados da GfK/CAEM a que o Espalha-Factos teve acesso. O canal foi líder dos informativos todos os dias desde que arrancou.

Entre segunda e domingo, a média do canal foi de 2,5% de share, mas temos de ter em atenção que, no primeiro dia, apesar de ter tido uma média de 4% entre as 21h e as 02h30, ainda dividiu a emissão com o antigo canal de notícias da TVI24. Se descontarmos a segunda-feira, a média da CNN sobe para 2,75%. A TVI24 tinha uma média de 1,3% no total do ano.

O melhor dia da semana foi o segundo, com 3,1% de share na terça (23), a bater por larga distância a concorrente SIC Notícias (1,4%). E o pior foi o sétimo, com 2,1% de share no domingo (28), a apenas três décimas da SIC Notícias (1,8%), que ainda não tinha estado tão perto da concorrente.

A CNN Portugal foi ainda o único canal de notícias a conseguir ter um programa entre os 100 mais vistos da semana na televisão portuguesa, com o Jornal da CNN do dia de estreia a conquistar 3,5% de audiência média e 6,5% de share e a superiorizar-se a todos os formatos emitidos pelas concorrentes RTP3 e SIC Notícias.

É relevante realçar, no entanto, que a estreia do novo canal de informação não provocou alterações significativas entre os concorrentes. A SIC Notícias registou 1,9% de share na média semanal, duas décimas abaixo da média do ano, enquanto a RTP3 ficou com 1,4%, um valor exatamente igual à média anual e inclusivamente duas décimas acima da semana anterior.

Judite Sousa CNN Portugal
CNN PORTUGAL – PIVOT JUDITE SOUSA. (Fotografia: Armanda Claro)

Quem vê a CNN Portugal?

Aquando do registo da CNN Portugal na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), foi admitido que o canal por cabo visava atingir os públicos dos status sociais mais elevados, classificados como A, B e C. Na primeira semana, a missão foi cumprida.

No Status A, a estação registou uma média semanal de 6,4% de share, contra 5,1% da SIC Notícias e 2% da RTP3. No Status B, o valor foi de 3,1% de share, contra 2,9% da SIC Notícias e 1,5% da RTP3. Também na Classe C o canal ganhou, embora por menor distância: 2,7% de share, contra 2,6% da SIC Notícias e 1,6% da RTP3. A CNN Portugal foi líder dos canais informativos, entre todas as classes sociais, na média do período analisado de 22 a 29 de novembro.

O canal, que assume o digital como prioridade, conquistou também a liderança na faixa etária dos 15 aos 34 anos, com 1,9% de share, contra 1,2% da SIC Notícias e 0,8% da RTP3, embora seja notório e evidente o menor consumo de canais de notícias por este segmento etário, cujo consumo televisivo é mais fragmentado. A TVI24, neste mesmo target, não foi além de 0,9% nos primeiros meses do ano.

Ouve também:

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.