Stephen Sondheim
Fotografia: Divulgação

Stephen Sondheim. Lenda dos musicais da Broadway morre aos 91 anos

O compositor Stephen Sondheim, lenda da música norte-americana, que escreveu o musical West Side Story, morreu esta sexta-feira (26) aos 91 anos.

Segundo o seu advogado e amigo F. Richard Pappas, Stephen Sondheim morreu repentinamente na manhã de sexta-feira na sua habitação em Roxbury, Estado do Connecticut. Embora a causa da morte não tenha sido revelada, ao que parece o compositor manteve segredo sobre um problema de saúde, afirmou o advogado.

Stephen Sondheim foi uma das figuras mais importantes do teatro musical do século XX e recebeu bastantes elogios por ter reinventado os musicais norte-americanos, sendo considerado por muitos como uma lenda da Broadway, um dos teatros mais famosos do mundo, que fica no coração de Nova Iorque. O prefeito da cidade, Bill de Blasio, não ficou indiferente ao falecimento do compositor, “uma das luzes mais brilhantes da Broadway apagou-se esta noite. Que ele descanse em paz”, escreveu no Twitter.

Descrito pelo The New York Times como “um dos titãs compositores históricos, cujas músicas e letras elevaram e reiniciaram o padrão para a arte em musicais no palco”, Stephen  Sondheim escreveu as letras para clássicos dos anos 1950 e 1960 como Amor, Sublime Amor e Gipsy: A Musical Fable. Em 1990, escreveu Assassins, um musical sobre homens e mulheres que tentaram (e, por vezes, conseguiram) assassinar presidentes da república, e Passion (1994), uma análise sobre a natureza do amor.

West Side Story teve a sua grande estreia pela primeira vez em 1957, o musical que, muitos acreditam,  revolucionou a Broadway. Enquanto Stephen Sondheim ficou responsável pelas letras, Leonard Bernstein foi quem criou as músicas. O musical mostra o conflito entre gangues rivais e o amor impossível entre dois jovens. Entre as adaptações que a obra recebeu, uma das mais famosas é o filme — protagonizado por Natalie Wood, intitulado Amor, Sublime Amor (1961) no Brasil.

Já as décadas de 1970 e 1980 foram o seu período mais produtivo, onde criou uma enorme quantidade de obras originais e variadas como Company (1970), Follies (1971), A Little Night Music (1973), Pacific Aberturas (1976), Sweeney Todd (1979), Merrily We Roll Along (1981), Sunday in the Park With George (1984) e Into the Woods (1987).

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.