MEET MIRABEL – Welcome to the family Madrigal where every child is blessed with a magic gift unique to them. Everyone, that is, except Mirabel. Voiced by Stephanie Beatriz, Mirabel is determined to prove she belongs within this extraordinary family. Opening in the U.S. on Nov. 24, 2021, Walt Disney Animation Studios’ “Encanto” features songs by Lin-Manuel Miranda. © 2021 Disney. All Rights Reserved.

O ‘Encanto’ dos Madrigal é um grande regresso da Disney aos cinemas

O filme é a grande aposta da Disney para o regresso às grandes salas, depois dos condicionamentos da pandemia que fecharam salas em todo o mundo

Encanto é o 60.º filme da Disney e chega às salas de cinema de todo o mundo, mesmo a  tempo de embelezar a época natalícia. Transporta-nos para a Colômbia desde o primeiro instante, em especial para um lugar mágico nas montanhas que deu casa à família Madrigal. E, no meio de tantas cores e beleza, todo o filme é sobre família e casa, onde se passa absolutamente toda a ação.

A animação marca a evolução tecnológica dos estúdios da Disney. Cheia de detalhes e cores e com um visual apaixonante. A cargo de Byron Howard e Jared Bush, consegue uma recriação precisa do movimento de todos os personagens assim como detalhes da vila onde habitam, tão tipicamente colombiana. Desta forma torna-se representativo da diversidade da comunidade latino americana.

As feições, as reações, o movimento das roupas e cabelos fazem destas personagens seres absolutamente reais aos quais nos afeiçoamos desde o primeiro instante. É também magia.

© 2021 Disney. All Rights Reserved.

A família especial que é uma representação de todas as outras

Encanto é uma história de família. Marca desde logo duas diferenças fundamentais, ser sobre um núcleo mais do que sobre uma personagem isolada, e passar-se sempre no mesmo local, não há uma fuga de nenhuma personagem, a sua jornada é construída tendo por base a casa da família.

O filme inicia-se com a parte mais dramática da história da família. Representando também as questões do despovoamento no país, o início enquadra-nos com os Madrigal. A abuela (avó) Alma foi forçada a fugir com os seus três filhos gémeos e no percurso o marido é assassinado, mas logo vem a magia e é numa vela mágica que se centra toda a história deste Encanto que salva os Madrigal.

A casa surge aqui como algo mágico, numa história de uma família desalojada e obrigada a fugir, é-lhes concedida uma casa que os irá manter protegidos para sempre, numa metáfora que nos fala de um dos maiores, e mais antigo, problema da história da humanidade: a falta de um lugar que nos mantenha protegidos.

Os diálogos e interações projetam-nos para os problemas e questões de qualquer família. Há a matriarca que encabeça o núcleo, de forma por vezes demasiado rígida e quase cruel (Abuela Alma), o elemento preferido (Isabela), o elemento que é sempre criticado e posto em causa (Mirabel), há a criança ansiosa pela descoberta e por crescer (António) e até o membro da família que vive isolado por um desentendimento nunca esclarecido (Bruno).

A todos eles é entregue um dom especial, uma força que os irá distinguir e ajudar a manter a família como a guardiã de toda a vila. Mas nem todos têm este dom, Mirabel é a excepção de toda a família e vive a pensar que foi amaldiçoada e que nunca terá o seu verdadeiro lugar, até perceber que a família está em perigo e ela é indicada para a salvar e proteger.

Na verdade, o verdadeiro poder é o da jovem Mirabel, o de ajudar todos os outros, na família e na vila. O desenvolvimento da personagem é perfeito e é mais uma prova de como as animações da Disney aumentam de qualidade de ano para ano, até pela forma como sabemos que há um perigo: quando o encanto da família está em perigo, estão em causa também as fundações da casa, que abanam, racham e colapsam, tudo com uma técnica digital irrepreensível. Perder o lugar que nos mantêm protegido, que deveria sempre ser um direito adquirido, é o que alimenta toda a ação.

© 2021 Disney. All Rights Reserved.

É impossível não ficarmos afeiçoados a Mirabel principalmente nas cenas com a avó, sempre mais dura com ela do que com todos os outros na família. E apesar de ser um filme centrado num núcleo, ela é a personagem principal, a heroína desta história. Uma heroína mulher, latina e cheia de qualidades. As interações com o tio Bruno são também enternecedoras e contribuem muito para nos aproximar da história do início ao fim.

Um musical que não esquece de onde vem

Encanto é um musical e não esqueceu o espaço onde é desenvolvida a história. A música tem todos os ritmos da Colômbia e percorre todos os géneros, enquanto nos conta as histórias fundamentais.

Este poder de encaixe da música como gancho narrativo para nos contar as histórias paralelas é usado no ponto certo. Temos a primeira música The Family Madrigal, que nos enquadra na história e a What Else Can I Do? que nos coloca na cabeça de Mirabel e ajuda a perceber as suas dúvidas e inquietações e a sua dinâmica com Isabel, a menina bonita e perfeita da família, que é também a mais insegura e sensível.

As músicas combinam salsa, bachata e hip-hop, sempre tocadas com instrumentos tradicionais colombianos e fazem deste um filme alegre e desta uma família feliz, mesmo nos seus piores momentos.

Magistralmente criada por Lin-Manuel Miranda, autor do musical Hamilton, a banda sonora já está disponível nas plataformas digitais.

© 2021 Disney. All Rights Reserved.

Uma história que só podia ser contada na Colômbia

O desenvolvimento desta obra musical teve um trabalho de campo que fez os autores mergulharem na Colômbia, não só numa viagem de campo como também em perceber os ritmos e todas as inspirações artísticas e culturais do país.

Em conferência de imprensa, a co-realizadora Charise Castro Smith e o guionista Jared Bush, assumiram que todo o envolvimento do filme foi fortemente inspirado pelo realismo mágico dos escritores sul-americanos Gabriel García Márquez e Isabel Allende.

Todo o trabalho valeu a pena e teve um resultado absolutamente fiel. Os pontos fortes da história estão enquadrados e interligados, fazendo deste um dos melhores filmes da Disney que vamos poder ver. E vem no tempo certo, há muito precisávamos de um filme para assistir em família, na sala de cinema e para viajar por ritmos e cores sem sair no lugar.

Encanto está a partir de hoje (25) nas salas de cinema de todo o país, com as vozes de Carina Leitão, Heitor Lourenço, Mariana Pacheco e Custódia Gallego na versão portuguesa.

8.5