arctic monkeys Kalorama
Divulgação

Kalorama. Nasce um novo festival com Arctic Monkeys como cabeça de cartaz

Lisboa vai acolher um novo festival de música. Chama-se Kalorama e vai ter lugar nos dias 1, 2 e 3 de setembro de 2022, no Parque da Bela Vista. Arctic Monkeys, The Chemical Brothers e Kraftwerk são os primeiros cabeças de cartaz confirmados desta primeira edição.

O Kalorama surge de uma parceria entre duas promotoras, a portuguesa House of Fun e a espanhola Last Tour. Com as metas bem definidas, o festival “nasce comprometido com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e pretende promover um novo padrão para os festivais”, como é frisado em comunicado.

O objetivo é muito simples: “gerar benefícios culturais, sociais e económicos duradouros e capazes de fomentar o desenvolvimento e crescimento da comunidade cultural”. Deste modo, o evento tenciona “reduzir ao máximo o seu impacto ambiental”, através da implementação de um modelo sustentável.

O Festival Kalorama procura a então diferença com base numa fusão entre a sustentabilidade e a música. No que diz respeito à quinta arte, apresenta “uma proposta musical de alta qualidade, que representa o melhor da música atual nacional e internacional”. Para além dos cabeças de cartaz, constam ainda nomes como Chet Faker, Moderat, Blossoms, Peaches, The Lathums e os portugueses Ornatos Violeta.

O festival promete ser o palco ideal para viver uma experiência única. Contudo, no que diz respeito à produção de informação, deixa a desejar. Poucas informações foram reveladas até ao momento, inclusive a ausência de patrocinadores. Além de que grande parte delas são divulgadas em língua inglesa, gerando uma ligeira controvérsia no público e algumas reações de desconfiança em relação à credibilidade do evento, especialmente nas redes sociais.

Em relação à venda de bilhetes, estes vão ser disponibilizados a partir da próxima quarta-feira, dia 1 de dezembro. No entanto, está disponível a subscrição a uma lista de espera – que pode ser feita no site do festival – que dá acesso a uma pré-venda exclusiva na próxima segunda-feira, dia 29 de novembro. Durante 48 horas ou até esgotarem, vai estar em pré-venda o stock limitado de cinco mil bilhetes gerais ao preço de 80 euros.

Um festival de música, arte e sustentabilidade – é assim que está a ser descrito o Kalorama. A organização do evento promete ainda que mais novidades vão ser anunciadas brevemente.

Os grandes cabeças de cartaz da primeira edição

Os Artic Monkeys confirmaram esta terça-feira (23) a sua presença no Festival Kalorama através das suas redes sociais, o que causou furor a nível mediático. De acordo com a publicação, este vai ser o único concerto da banda em Portugal no próximo ano.

Durante este ano, os britânicos estiveram a trabalhar no sétimo álbum de estúdio, que tem lançamento previsto para 2022, a tempo de voltarem à estrada. Os Artic Monkeys pisaram o território nacional pela última vez em 2018, no NOS Alive, em Algés, e vão estar de volta a Portugal para marcar presença no novo festival de música.

Entre as primeiras grandes confirmações dos cabeças de cartaz estão também Tom Rowlands e Ed Simons, que juntos formam os The Chemical Brothers. A dupla britânica de música eletrónica marcou 2021 com novos temas, tais como ‘The Darkness That You Fear’ e ‘Work Energy Principle’.

A música eletrónica continua em força no Festival Kalorama, também com a presença dos Kraftwerk. A banda formou-se na década de 70 e tornou-se uma grande influência noutros géneros musicais, como o hip-hop ou o rock. Em causa, estava a forma inovadora como usufruíam dos sintetizadores. Os alemães visitaram Portugal em várias ocasiões, sendo que a mais recente aconteceu em 2019, no Festival EDP Cool Jazz, em Cascais.