Encanto Disney
Fotografia: Disney/Divulgação

‘Encanto’ é a nova viagem da Disney pelas cores e ritmos da Colômbia

O filme com que conta com a banda-sonora de Lin-Manuel Miranda chega esta semana às salas de cinema de todo o país.

O novo filme da Disney estreia nos Estados Unidos esta quarta-feira (24) e em Portugal na quinta-feira (25), na versão original e dobrada. Inspirado nas paisagens da Colômbia, Encanto acompanha a história da família Madrigal, com poderes mágicos e cheia de encantos por desvendar.

Mirabel é a personagem principal e a ação desenrola-se a partir dela. A rapariga é a única da família a quem não foi entregue uma magia em particular e vai ser ela a responsável por manter essa mesma magia por mais gerações, salvando a casa da família perdida no meio das montanhas da Colômbia. O desenvolvimento do filme incluiu uma viagem de pesquisa e um trabalho contínuo com um grupo de consultores especializados, para manter uma adaptação fiel do país.

A longa-metragem é realizada por Byron Howard (Zootrópolis, Entrelaçados) e Jared Bush (co-realizador de Zootrópolis) e produzida por Clark Spencer e Yvett Merino. Na versão original, nos principais papéis temos Stephanie Beatriz (Mirabel Madrigal), John Leguizamo (Bruno Madrigal) e Maria Cecilia Botero (Abuela).

O núcleo português da família mágica vai ser composto por Carina Leitão (Mirabel), Heitor Lourenço (Bruno), Custódia Gallego (diálogos), Helena Montez (vocais), Mariana Pacheco (Luísa), Pedro Bargado (Felix), Ana Cloe (Pepa), Sissi Martins (Dolores), Alexandre Carvalho (Camilo) e Vânia Pereira (Isabela).

O vencedor de um Tony e um Grammy é responsável pela banda sonora original

A banda sonora do filme original Encanto apresenta oito canções originais de Lin-Manuel Miranda, vencedor de um Tony e um Grammy. Em comunicado, o compositor assume que a canção marcou uma estreia: ” Esta é a primeira música que escrevi – do início ao fim – em espanhol”. A letra fala-nos da “jornada dos avós de Mirabel – a compreensão de que às vezes temos que deixar ir, temos que fazer o impossível”.

Ao mergulhar na música da história do cenário colombiano, Miranda diz ainda que “muitos dos ritmos são familiares, mas a instrumentalização e a orquestração são diferentes e muitas vezes exclusivas da Colômbia. Uma das coisas mais divertidas é que o acordeão é muito importante para a música”. Acrescenta ainda a enorme alegria que foi o processo de investigação: “Foi realmente uma alegria mergulhar em artistas que eu não conhecia e mergulhar mais profundamente naqueles que cresci a amar, como Carlos Vives, com quem temos a sorte de trabalhar neste filme. Todo esse processo tem a ver com nos apaixonarmos pela música e cultura colombianas e começar a partir daí”.

Sebastián Yatra, natural de Medellín, na Colômbia, e nomeado ao Grammy Latino, canta a canção Dos Oruguitas. Em entrevista, assume: “sempre foi um sonho fazer parte de um filme da Disney e realmente toca no coração quando é um filme da Disney sobre o meu país que mostra o que temos de melhor para oferecer, que é amor, família e milagres”.

Encanto, da Walt Disney Studios, pode ser visto nas salas de cinema de todo o país a partir de quinta-feira (25) e apresenta oito canções originais e uma banda sonora original completa, além de uma repetição e uma versão de crédito final de uma canção do filme. A versão digital da banda sonora, já disponível nas plataformas digitais, inclui ainda versões instrumentais das canções.

Lê também: ‘Inventing Anna’. Netflix divulga primeiro trailer da nova minissérie de Shonda Rhimes