Judite Sousa CNN Portugal
CNN PORTUGAL - PIVOT JUDITE DE SOUSA. (Fotografia: Armanda Claro)

CNN Portugal lidera informativos na noite de estreia e aproxima-se da CMTV

A CNN Portugal estreou na liderança entre os canais informativos, mostram os dados de audiência revelados esta terça (23) pela GfK/CAEM. O Jornal da CNN, com Judite Sousa, foi o programa mais visto do novo canal.

No ar apenas a partir das 20h58, o novo canal de informação marcou 4% de share no período entre a estreia e as 2h30 da manhã, altura em que é fechada a medição de audiências de cada dia. No mesmo período, os outros informativos, a SIC Notícias e a RTP3, ficaram com 1,8% e 1% de share, respetivamente. A CMTV, canal generalista que nos últimos dias deu as boas-vindas à CNN como concorrente direta, marcou 4,6% de share no mesmo período.

Nas classes mais altas, assumidas como prioritárias para a CNN Portugal, o canal saiu a perder para a SIC Notícias na Classe A (5,4% de share contra 7,3% da concorrente), mas venceu por larga distância na Classe B (5,2% de share contra 2,8%) e na Classe C (4,1% contra 2,3%), que representam um maior número de espectadores.

CNN Portugal perto da TVI

No arranque do canal, por volta das 21h, o Jornal da CNN estreou na quarta posição no horário, com 3,5% de audiência média e 6,5% de share, chegando a obter, no melhor minuto, às 21h04, um pico de 5,4% de audiência e 9,8% de share, no momento em que eram emitidos os primeiros momentos da entrevista exclusiva ao fugitivo João Rendeiro. A essa hora, a TVI estava em terceiro lugar, com 6,8% de audiência e 12,4% de share.

Ao longo da noite, o ‘efeito estreia’ foi diluindo, mas os valores continuaram superiores aos anteriormente registados pela TVI24. CNN Primetime (1,2% / 3,2%) bateu Linhas Vermelhas (0,4% / 0,7%) e Edição da Noite (0,7% / 2%) da SIC Notícias, mas já não conseguiu superar Pé em Riste (1,7% / 4,9%), emitido pela CMTV.

À meia-noite, a SIC Notícias retomou a dianteira nos canais de notícias. O Jornal da Meia-Noite (0,3% / 1,9%) bateu CNN Meia Noite (0,3% / 1,8%), aproveitando o crescimento da RTP3 com 24 Horas (0,3% / 1,5%), que tirou algum público ao novo canal informativo, depois de ter passado todo o horário nobre com valores residuais.

Ao fim da noite, Manchetes 3 (0,4% / 3,1%) bateu ainda a ponta final do noticiário da SIC Notícias e os primeiros minutos de CNN Sempre em Jogo (0,3% / 2,8%), que se destacou depois do final da revista de imprensa no canal público.

RTP3 afunda em prime-time

Na primeira noite da CNN Portugal, a RTP3 parece ter sido o canal mais prejudicado pela estreia do concorrente. O alinhamento escolhido para esta segunda (22) só conseguiu superar a linha de água de 1% de share já depois da meia-noite, apesar de o canal ser transmitido na TDT, contrariamente aos seus concorrentes diretos.

Rio e Rangel Respondem (0,5% / 0,8%), 360º (0,4% / 0,8%), Primeira Pessoa (0,3% / 0,8%) e O Outro Lado (0,3% / 0,9%) não chegaram perto dos concorrentes.

Outros destaques

  • Rua Segura (0,8% / 5,7%) e Notícias CM (0,5% / 6,8%) dominaram no late-night, com o dobro da audiência do concorrente mais próximo;
  • A TVI24 despediu-se com o Jornal 24, que marcou 1% de audiência média e 2,1% de share;
  • Malditas Segundas-Feiras, nova rubrica da Edição da Manhã, estreou com 0,3% de audiência média e 2,4% de share, abaixo da média do noticiário, que foi de 0,2% / 2,9%.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.