cnn portugal
Fotografias: Armanda Claro/CNN Portugal

CNN Portugal. Os rostos e os noticiários que vão preencher a programação do novo canal

Com arranque marcado para esta segunda-feira, 22 de novembro, às 21h, a CNN Portugal promete “dar notícias como mais ninguém dá” “revolucionar a informação” no cenário televisivo nacional. Nesta tentativa, a estação apresenta uma programação reforçada, com antigas e novas caras do jornalismo, que ocupam o dia-a-dia da emissão.

O canal, dirigido por Nuno Santos (diretor) e Pedro Santos Guerreiro Frederico Roque de Pinho (diretores executivos responsáveis pelo digital e pelo canal de televisão, respetivamente), assume-se como um “marco histórico para a indústria da comunicação no nosso país”, explica em comunicado, representando a “marca mais relevante do jornalismo a nível mundial”.

A programação diária na televisão vai ser intensiva, contando, ainda, com uma operação voltada para a internet “tão estratégica” como aquela em antena, com conteúdos “dinâmicos, fiéis à identidade da marca”. A grelha pretende, “com confiança e segurança”, ressaltar a “força da informação, 24 horas por dia, em direto e em português”, além de ter a presença reforçada de espaços de comentário entre notícias.

Conhece a grelha de programação da CNN Portugal e os rostos que vão estar à frente dos noticiários durante todos os dias da semana.

De segunda a sexta-feira

Manhã

06h30-10h – CNN Novo Dia
CNN Portugal
‘CNN Novo Dia’ | Fotografia: Armanda Claro/CNN Portugal

O primeiro bloco da manhã é ocupado pelo CNN Novo Dia. O noticiário divide-se entre os dois principais estúdios da estação: Isaura QuevedoAndré Neto de Oliveira são os pivôs em Lisboa e Diana Bouça-Nova está em direto a partir do Porto. As notícias são apresentadas “com dinamismo e energia” durante as três horas e meia de noticiário, que pretendem marcar a agenda noticiosa a ser tratada durante o resto do dia.

10h-12h – CNN Hoje
CNN Portugal
Ana Guedes Rodrigues conduz ‘CNN Hoje’ no final da manhã | Fotografia: Armanda Claro/CNN Portugal

Também a partir dos estúdios do Porto, Ana Guedes Rodrigues está á frente de CNN Hoje, que ocupa os finais da manhã. O noticiário promete ser “o espaço da notícia com análise” na grelha do canal e conta com repórteres e convidados para complementar a cobertura aos temas que marcam a atualidade.

Tarde

12h-15h – CNN Meio Dia
CNN Portugal
Cátia Nobre e José Carlos Araújo em ‘CNN Meio Dia’ | Fotografias: Armanda Claro/CNN Portugal

Do meio-dia às 15h, o CNN Meio Dia é o primeiro “espaço de grande informação” do dia e mistura o noticiário com espaços de comentário e interação com os espectadores, que podem entrar em direto em segmentos. Cátia NobreJosé Carlos Araújo são os pivôs deste horário.

15h-18h – Agora CNN
cnn portugal
‘Agora CNN’ tem apresentação de Pedro Bello Moraes e Rita Rodrigues | Fotografias: Armanda Claro/CNN Portugal

Durante a tarde, Pedro Bello MoraesRita Rodrigues conduzem Agora CNN, espaço que conta com uma forte componente de análise em estúdio e diretos a partir de vários locais do país.

18h-21h – CNN Fim de Tarde
cnn portugal
João Póvoa Marinheiro conduz ‘CNN Fim de Tarde’ | Fotografia: Armanda Claro/CNN Portugal

Ao final da tarde, o balanço do dia surge em CNN Fim de Tarde, com João Póvoa Marinheiro como pivô. Este será mais um dos blocos com forte presença de comentário, para “compreender as mais relevantes” notícias “que marcaram o dia”.

Noite

21h-22h – Jornal da CNN
cnn portugal
Júlio Magalhães e Judite Sousa são os rostos do ‘Jornal da CNN’ | Fotografias: Armanda Claro/CNN Portugal

O principal noticiário da estação, Jornal da CNN identifica-se como um “espaço de autor”, onde se apresentam as notícias com “assinatura, rigor e credibilidade”Judite SousaJúlio Magalhães, das principais caras da CNN, são os pivôs do espaço, que apresentarão alternadamente.

22h-00h – CNN Prime Time
‘CNN Prime Time’ tem apresentação de Ana Sofia Cardoso e Paulo Magalhães | Fotografias: Armanda Claro/CNN Portugal

Com o nome dos principais espaços noticiosos de horário nobre da CNNCNN Prime Time pretende ir além do tradicional noticiário. Esta edição da noite tem o debate em “lugar cativo”, com entrevistas e as “vozes dos protagonistas que preenchem este espaço informativo”, de forma a olhar para o mesmo tema com distintas abordagens”.

A condução é de Ana Sofia Cardoso Paulo Magalhães, este último também responsável pela rubrica Crossfire, que será um “confronto de ideias” em direto.

00h-01h – CNN Meia Noite
cnn portugal
Cláudio Carvalho conduz ‘CNN Meia Noite’ | Fotografia: Armanda Claro/CNN Portugal

Cláudio Carvalho é o pivô de CNN Meia Noite, noticiário que encerra a programação do dia. Aqui, “fecha-se um ciclo noticioso e abre-se outro”, recordando-se os temas que marcaram o dia. Ao longo da emissão, há destaque para as capas dos jornais e os destaques da imprensa nacional e internacional do dia seguinte.

Ao fim de semana

Durante o fim de semana, os espaços de informação assumem contornos semelhantes aos dos restantes dias. Porém, a informação, que é a prioridade, vai “disputar a atenção com assuntos de que as pessoas gostam e que são, de algum modo, intemporais”. Nos noticiários de final de dia, estará ainda presente o comentário, um olhar “demorado” sobre os temas da semana e uma cobertura mais intensiva de desporto.

06h30-10h – CNN Sábado de Manhã / CNN Domingo de Manhã
cnn portugal
José Gabriel Quaresma | Fotografia: Armanda Claro/CNN Portugal

Aos sábados e domingos, a manhã é da responsabilidade de José Gabriel Quaresma.

14h-16h – CNN Sábado à Tarde / CNN Domingo à Tarde
CNN Portugal
Francisco David Ferreira | Fotografia: Armanda Claro/CNN Portugal

Francisco David Ferreira é o pivô das tardes de fim de semana da CNN Portugal.

19h-20h30 – CNN Sábado à Noite / CNN Domingo à Noite
cnn porugal
André Carvalho Ramos e Sara de Melo Rocha | Fotografias: Armanda Claro/CNN Portugal

O início da noite tem como rostos André Carvalho RamosSara de Melo Rocha.

21h-23h – CNN Sábado / CNN Domingo
cnn portugal
Cristina Reyna | Fotografia: Armanda Claro/CNN Portugal

Cristina Reyna assume o horário entre as 21h e as 23h aos fins de semana.

00h-01h30 – CNN Meia Noite

André Carvalho RamosSara de Melo Rocha voltam à antena para conduzir a versão de fim de semana do noticiário que encerra a programação diária da CNN Portugal.

Outros programas

Todos os dias – CNN Desporto
cnn portugal
Catarina Cardoso, Paulo Pereira, Henrique Mateus, Joaquim Sousa Martins e Andreia Palmeirim | Fotografias: Armanda Claro/CNN Portugal

Catarina Cardoso, Paulo Pereira, Henrique Mateus, Joaquim Sousa Martins e Andreia Palmeirim são os pivôs desportivos da CNN Portugal. O desporto tem uma “presença transversal” na grelha do canal, tendo, todos os dias, programas dedicados ou espaços integrados nos outros noticiários.

Segunda à noite – Rui Santos em Campo
Rui Santos, futuro reforço da CNN Portugal
Fotografia: D.R.

Às segundas-feiras à noite, Rui Santos – que terminou a sua colaboração com a SIC depois de 19 anos – faz uma “análise detalhada de tudo o que acontece em campo” neste formato semanal. A presença do jornalista na antena e nas várias plataformas da CNN Portugal será também reforçada noutros espaços e rubricas em antena e no digital.

Sábado, 11h-13h – Fontes Bem Informadas
cnn portugal
Pedro Benevides | Fotografia: Armanda Claro/CNN Portugal

Pedro Benevides conduz o espaço semanal que analisa a atualidade “a partir do ponto de vista dos media”. O programa tenta perceber “como foram feitas as notícias que marcaram a semana, as histórias por detrás das história, a forma como o jornalismo influencia a realidade e é influenciado por ela”, com a presença de convidados vindos de outros órgãos de comunicação social.

Formatos internacionais CNN

Semanalmente serão exibidos, ainda, conteúdos originais CNN produzidos pela marca a nível internacional. Business TravellerVital Signs, Quest’s World of Wonder, uma série de documentários sobre a Covid-19 ou grandes reportagens dos pivôs e repórteres internacionais da estação fazem parte do portefólio.

Os comentadores

Uma das “mudanças” na forma de fazer jornalismo televisivo trazidas pela CNN Portugal surge na presença reforçada de comentário durante a emissão. O painel de comentadores, anunciado nas redes sociais ao longo das últimas semanas, estará presente para “ajudar o público a compreender os acontecimentos e a formar sobre eles uma opinião. Isso significa olhar para as notícias de diferentes prismas, analisá-las, dar-lhes contexto e enquadramento”.

O núcleo de analistas do canal é composto por Adalberto Campos Fernandes, Ana Pedrosa-Augusto, António Costa, António Lobo Xavier, Helena Matos, Bernardino Soares, Francisco Seixas da Costa, Helena Ferro de Gouveia, José Pacheco Pereira, Miguel Pinheiro, Mafalda Anjos, Sebastião Bugalho, Rui Santos, Maria João Avillez e Sérgio Sousa Pinto.