Quentin Tarantino

Tarantino é processado após anunciar lançamento de cenas inéditas de ‘Pulp Fiction’

A produtora Miramax não ficou feliz com a nova criação do realizador

O realizador Quentin Tarantino decidiu juntar-se ao mundo da arte digital com NFTs (ativos não fungíveis) do seu clássico Pulp Fiction, mas foi imediatamente confrontado.

A produtora Miramax não demorou a reagir com um processo judicial ao realizador devido a quebra de contrato e infração de copyright, afirmando que os direitos para poder criar e vender NFTs é da produtora e não do realizador.

No evento anual sobre NFTs, o NFT.NYC, Tarantino revelou o plano de lançar sete cenas exclusivas nunca antes vistas do seu clássico de 1994, que consistiram em digitalizações do guião original escrito à mão, acompanhadas por arte e pelo seu comentário em áudio.

Para além da Miramax defender que são eles que detém os direitos do filme para criar este tipo de conteúdo, a produtora também quer “bater o pé” para os seus outros colaboradores não acharem que podem fazer o mesmo com os seus filmes, e por não quererem ser associados à nova aventura de Tarantino.

Entretanto, os advogados do realizador já responderam ao processo, afirmando com toda a convicção que os direitos da criação de NFTs são de facto dele, especialmente tendo em consideração que vai ser usado o guião original do realizador, escrito à mão. O contrato original assinado por Tarantino, também afirma que ele possui alguns dos direitos do filme, incluindo a publicação do guião original, novelização em formato áudio e eletrónico, e criação de media interativa.

Vai ser uma longa batalha até a Miramax e Tarantino se entenderem, mas a vitória parece estar mais virada para o lado do realizador.

Os Token Não Fungíveis, mais conhecidos pela sua abreviação em inglês NFT’s, têm gerado bastante controvérsia. Apesar de serem uma nova forma de criar e vender arte digital, o impacto ambiental por detrás deles é excessivo, sendo esta forma de arte mal vista por uma grande parte do público. Por enquanto, Tarantino ainda não enfrentou a crítica dos fãs, que já levaram outros artistas a desistirem desta recente tendência do mundo digital.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.