Conjunto Corona
Fotografia: Conjunto Corona

À Escuta. Conjunto Corona, homenagem a Tozé Brito e Elisa entre os destaques da semana

À Escuta, rubrica semanal do Espalha-Factos sobre os lançamentos da música nacional, está de volta e com ela chegam as mais recentes novidades da música portuguesa. Esta semana, os destaques vão para o grande e muito aguardado regresso dos Conjunto Corona aos longa-duração, a homenagem feita por vários artistas a Tozé Brito e o álbum de estreia de Elisa.

Também falamos de novos trabalhos de Stray, Atalaia Airlines e Mike El Nite, benji price, Cristiana Santos, OPUS PISTORUM e GEORGE SILVER, Miguel Marôco, Oseias, toubkal, Mikee Shite e Matt Atten. Não fica de fora a colaboração de Ernesto Rodrigues, João Silva e André Hencleeday.

O tão aguardado regresso dos Conjunto Corona chega através de G de Gandim

A sonoridade muda, mas o Corona não. Sempre com a mesma capacidade de nos espetar com refrões infetantes e absolutamente cativantes, o grupo do Porto adiciona mais um alicerce na construção do que é uma das discografias mais interessantes da música nacional.

Desta vez inspirados pela cultura do Reggaeton, esta mudança de estilo não deve – nem sequer deve ser ponderado – afastar os fãs e os ouvintes deste projeto. A essência que tornou este grupo num dos mais característicos, amados e reconhecidos está presente como em todos os outros projetos e este salto, ou melhor, este risco corrido pelo grupo só demonstra a versatilidade dos seus membros e a sua vontade de nos entregar sempre material fresco, inovador e renovado. G de Gandim não pode passar despercebido na vida dos portugueses.

Tozé Brito (de) novo é o álbum que homenageia o trabalho de Tozé Brito

Catita e alegre, Tozé Brito (de) novo é um álbum sempre sorridente, que enche de alegria os ouvidos aos quais os cintilantes arranjos deste projeto chegam. Pelo caminho, ainda temos o enorme prazer de ouvir vozes de artistas como Ana Bacalhau, B Fachada, Joana Espadinha, Samuel Úria e muitos outros nomes que se juntaram para homenagear o icónico músico português e que enchem de competência este eclético e bastante ambicioso projeto.

No meu canto é o álbum de estreia de Elisa

A delicadeza de Elisa é transcendente em todas as frentes deste disco. Sejam os suaves e meticulosos arranjos, as ternurentas letras ou as suas performances vocais, tudo neste álbum equivale a um abraço sonoro. Não há um único momento neste projeto em que não sejamos aconchegados pelo conforto que a música da artista nos transmite. Dez faixas que navegam do pessoal ao romântico, do alegre ao mais tristonho, mas sempre com uma direção bem decidida e uma beleza particular sempre presente.

Stray viaja ao mundo canino com ‘Rafeiro’

O que se pode ler na descrição de promoção deste single é que esta música é feita para cães bêbados. Apesar de não fazer ideia como é ser um cão, muito menos um cão alcoolizado, penso que esta música representa fielmente como é estar nessa posição. O arranjo é rudimentar, fazendo uma bela cama para a letra inteligente se deitar sobre uma performance cheia de carisma, que nos coloca num ambiente bastante singular e que faz de Rafeiro’ uma das músicas mais únicas e distinguíveis da semana.

A simbiose entre Atalaia Airlines e Mike El Nite resultou em Niteflix’

Para quem já conhece o trabalho de Mike El Nite, a sua presença no novo single dos Atalaia Airlines não vai ser surpresa nenhuma, entrega-nos novamente uma conjunto de versos bem escritos e temáticos com o seu estilo bastante característico que, aliado à sonoridade vintage dos Atalaia Airlines, resulta numa faixa orelhuda e dinâmica que demonstra todo o potencial que um crossover destes antecipava.

Os Girassóis’ de benji price

Esta semana chegou o novo single de benji price, Girassóis’. Depois de todo o trabalho feito na agora extinta Think Music, bem como ao lado de Profjam, podemos com certeza afirmar que benji price tem um estilo altamente reconhecível no hip hop nacional, seja pelo estilo de produção, que neste caso ainda conta com nomes como EU.CLIDES, SPLINTER e Alex Bastos, seja principalmente pela sua escrita e flow característicos.

A faixa nunca deixa de soar a uma música do benji price. Ainda assim, sente-se uma ligeira mudança de direção. Isto soa a algo novo do artista, o que faz com que se antecipe mais o álbum de estreia a solo ígneo.

‘Fica Comigo’ diz Cristiana Santos

‘Fica Comigo’ é o mais recente single de Cristiana Santos. A música dá-nos a conhecer um instrumental tranquilo que complementa o tom romântico da letra e performance vocal da artista, que nos entrega um refrão cativante numa faixa que toda ela transpira gentileza. Não há muito de novo neste single, porém, o que aqui fica demonstra competência e muito potencial.

Já pode ser ouvida a colaboração de OPUS PISTORUM e GEORGE SILVER no LP Couro Duvidoso

Do techno ao breakbeat, esta hiperativa simbiose de OPUS PISTORUM e de GEORGE SILVER entrega-nos um potente e consistente conjunto de sete faixas. Todas elas rompem ferozmente com esta explosiva e eclética eletrónica que tanto nos influencia a bater exaltadamente o nosso pé, como nos obriga a movimentar tranquilamente o nosso corpo, quando o frenético ritmo do projeto abranda ligeiramente.

Miguel Marôco não está nada Aquém’ com o mais recente single

Um pop simples e jovial é agora trazido por Miguel Marôco. Um arranjo simples e alegre, numa faixa que toda ela é catita e enche de entusiasmo e expectativa o álbum que virá, segundo o artista, no final deste mês. Esperamos que todas as outras faixas entreguem e sejam tão bem conseguidas quanto esta. De uma forma ou de outra, não se pode ignorar o novo single do ex-concorrente ao Festival da Canção.

Oseias e algumas demos em loops[2]

O produtor português Oseias, entrega-nos um conjunto refinado e delicado de demos. Do lo-fi ao hip hop abstrato, o músico demonstra uma tremenda tranquilidade, um uso de samples exemplar e é definitivamente um projeto para passar pelos auscultadores dos fãs do género.

O EP de estreia de toubkal com the great round

O folk bucólico e honesto de toubkal está de volta com o lançamento do EP de estreia the great roundGuitarras suaves em esbeltos e simples arranjos, com letras tocantes e performances tranquilas, a tranquilidade presente neste EP é suficiente para nos manter submersos nesta requintada e prazerosa experiência. Se procuram folk nacional de excelência, então toubkal é um projeto que precisam de conhecer.

Space Isn’t As Silent As You Think é o EP de estreia dos Mikee Shite

Galácticos e alienígenas, os Mikee Shite entram com tudo neste que é o seu EP de estreia. Eletrizantes, psicadélicos e com muito carisma e personalidade, a banda constituída por Miguel Estrada, Filipe Estrada e André Vedor demonstra muito potencial, ao mesmo tempo que vão contra as leis da física, ao demonstrar que o espaço não é assim tão silencioso, pelo menos o deles não é – e ainda bem.

Matt Atten e o seu EP Millenium

Pouco ortodoxo e arrojado em termos de produção, Millenium é um projeto caótico, sem qualquer tipo de dúvida naquilo que tenta entregar. É uma eletrónica bruta, in your face e que nos brinda com uma consistência segura. É uma sonoro que nunca vai abaixo e que se revolta cada vez mais em cada audição.

Ernesto Rodrigues, João Silva & André Hencleeday e a gravação ao vivo de Nightwalk’

Gravado em Setúbal, este projeto dá a conhecer um avant-garde repleto de drone e dark ambient numa audição sombria, obscura e muito arrepiante no melhor sentido destas palavras. Os arranjos texturizados e o lado orgânico fazem deste projeto uma experiência eficiente naquilo que transmite ao ouvinte.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.