n00b. Série sobre cyberbullying estreia segunda-feira na RTP Play

n00b é a nova série da RTP Lab e tem estreia marcada na plataforma de streaming da RTP para segunda (15). Os seis episódios retratam o universo da comunicação digital e a sua influência nos mais novos, que tem vindo a alterar os padrões de comunicação e educação contemporânea.

A ideia dos autores – Carlos Melim e Sergio Fernandez Muñoz, é iniciar uma conversa “sem filtros” entre adolescentes, pais e comunidades escolares.  A história acompanha a vida de Felisberto (Alexandre Martins), um professor que se encontra envolvido no desconhecido mundo da internet. A um dado momento, é confrontado com uma página de memes, criada pelos seus alunos, onde é gozado. Na busca por empatia por parte dos adolescentes, de modo a ser aceite no mundo escolar, o professor tenta desenvolver uma ligação com a turma e encontrar os responsáveis.

A série procura causar uma maior consciencialização dos problemas associados ao digital, que nem sempre são facilmente percetíveis. O cyberbullying presente em n00b explora o que a utilização das novas tecnologias por parte das novas gerações tem vindo a provocar.

Há uma aposta em trazer para o ecrã elementos do digital de modo a captar o interesse dos internautas. “Recorrendo ao formato vertical do telemóvel para narrar cenas subjetivas ou aplicando filtros de apps populares às imagens, a série irá expressar-se nesta natureza digital atípica e pouco explorada em televisão”, explica a RTP em comunicado.

Lança, ainda, uma questão para todos refletirem: “a linguagem dos “memes” pode ser engraçada, mas à custa de quem ou de quê?

O elenco, para além de Alexandre Martins, conta com Inês Lucas, Mónica Bakker, Filipe Bragança e Rafael Balão. A série é produzida pela CREART – Creative Visual Arts.