Videoclube. ‘Eternal Sunshine of the Spotless Mind’ é um filme inesquecível

Esta semana, o Videoclube volta para mais uma análise cinematográfica e mergulha na complexidade das memórias com Eternal Sunshine of the Spotless Mind (2004).

Eternal Sunshine of the Spotless Mind é escrito por Charlie Kaufman, realizado por Michel Gondry e protagonizado por Jim Carrey, Kate Winslet, Kirsten Dunst, Elijah Wood e Mark Ruffalo. O filme segue a relação de Clem e Joel através das memórias de Joel, que decide submeter-se a um procedimento para apagar Clem da sua memória depois de descobrir que ela tinha feito o mesmo com ele.

As atuações do filme são elogiadas por todo os membros grupo, especialmente a de Kate Winslet. Também a forma como a narrativa é apresentada numa ordem não cronológica é consensual dentro do grupo, mas João Malheiro crítica a mudança de perspectiva em momentos chave do enredo, que considera cortar o ritmo do filme. José Duarte destaca a escrita do filme e Cláudio Melo aponta o quanto a opinião de quem o vê pode mudar dependendo do momento em que se encontra. Tanto Andreia Santos como Diogo Marques realçam a atenção aos detalhes do filme, especialmente nos acontecimentos que se repetem. Apesar de terem opiniões divergentes quanto ao futuro da relação de Joel e Clem, todos concordam que este é um filme extremamente bem conseguido.

O filme da próxima semana é o La La Land (2016), realizado por Damien Chazelle e protagonizado por Emma Stone e Ryan Gosling.

Todas as semanas, Diogo Marques, Andreia Santos, Cláudio Melo, João Malheiro e José Duarte juntam-se no Videoclube para discutir um filme diferente, mainstream ou underground, recente ou clássico. Partilham opiniões, análises, curiosidades, hot takes disparatados e outros temas para a mesa.

Espalha-Factos está em todas as plataformas de podcast, nomeadamente o Spotify, a Apple Podcasts, a Google Podcasts, a Podcast Addict e o Castbox.