Ljubomir Stanisic - Coração na Boca
Fotografia: Festival Porto/Post/Doc/Divulgação

Documentário sobre a vida de Ljubomir Stanisic chega ao grande ecrã em novembro

O documentário Ljubomir Stanisic – Coração na Boca, da autoria de Mónica Franco, chega ao grande ecrã no dia 21 de novembro, no âmbito do Festival Porto/Post/Doc. A estreia chega depois de o trabalho ter sido exibido na OPTO em forma de minissérie.

A longa-metragem relata um período de 10 anos da vida do conhecido chef, período que começa em 2010 e termina em 2020. Stanišić, natural da antiga Jugoslávia, atual Bósnia e Herzegovina, descreve neste projeto tudo aquilo que passou até alcançar o sucesso que possui nos dias de hoje. O documentário passa-se entre Portugal e Sarajevo.

Realizado, escrito e produzido pela mulher do chef, Mónica Franco, o documentário marca a sua estreia na realização de longas-metragens. Ljubomir Stanisic – Coração na Boca tem uma duração de 100 minutos.

Na antestreia para convidados e amigos, que teve lugar no cinema São Jorge na segunda-feira (8), o chef jugoslavo confessou: há muito nervosismo à mistura. O filme é completamente diferente do que está na OPTO e qualquer pessoa gostaria de ver o seu trabalho no grande ecrã”.

Já a realizadora Mónica Franco admitiu, em declarações ao site do Fama Show: “tinha alguns anos em jornalismo de gastronomia e um grande interesse nos bastidores de alta cozinha porque sempre me fascinou a ideia de como aqueles pratos podem estar na tua mesa em apenas 10 minutos”. “Quando comecei a namorar com o Ljubo tornou-se óbvio que tinha de fazer este projeto com ele”, acrescentou.

Também presente na antestreia, Daniel Oliveira, diretor-geral de Entretenimento e Diretor de Programas da SIC, afirmou que “o Ljubo é uma personagem que, não só por ter um espaço aberto com uma estrela Michelin, galga a fronteira do território português chegando a outros mercados”. Desta forma, garante ser “muito interessante” poder estar noutros festivais com a marca SIC, fruto desta parceria.

A bilheteira online para a exibição do dia 21 de novembro no Auditório do Teatro Rivoli já se encontra aberta. Após a passagem pelo Festival Porto/Post/Doc, sabe-se que a longa-metragem deverá seguir para o circuito internacional de festivais de cinema.

Lê também: ‘Maluda’. Telefilme sobre a vida da pintora portuguesa tem estreia marcada na RTP2