Lil Nas X, artista com a música mais ouvida em Portugal durante o mês de outubro
Fotografia: Lil Nas X/Youtube

Spotify. Quais foram as músicas mais ouvidas em outubro em Portugal?

O verão chegou ao fim e o outono veio alterar o género de músicas que chegam ao topo das tabelas musicais. Numa nova rubrica, o Espalha-Factos dá a conhecer, todos os meses, as 10 músicas mais ouvidas no Spotify em Portugal. No mês de outubro, Lil Nas X e Jack Harlow foram as grandes estrelas, com Industry Baby’ a ser a música mais ouvida do mês em Portugal. 

Depois de batidas fortes e animadas de verão, é altura de músicas com melodias mais melancólicas e que, por vezes, nos parecem abraçar o seu tempo de brilhar. Contudo, ainda se nota uma clara preferência por músicas mais animadas. No top10 de canções mais ouvidas no mês de outubro, há artistas de todos os géneros e destacam-se Lil Nas X, CKay e Farruko.

#10: CKay –  Love Nwantit’ (Remix de DJ YO! & AX’EL)

É um dos vários remixes lançados, mas dos poucos que chegou ao topo das paradas musicais. A versão aprimorada de ‘Love Nwantit’, de DJ YO! & AX’EL, tornou-se, à semelhança da música original, viral no TikTok e chega agora aos ouvidos de todos. O remix foi lançado em 2019 e, apesar dos anos terem passado, continua a ter o poder de fazer os pés dos portugueses mexer. Até ao momento, conta com quase 145 milhões de reproduções no Spotify. Em Portugal, durante o mês de outubro, foi ouvida 759 982 vezes. 

#9: DJ Patrick Muniz, DJ Olliver, Mc Trope e Mc Rennan – ‘Trava na Pose, Chama no Zoom, Dá um Close’

É a primeira música de estilo funk no top de canções mais ouvidas no mês de outubro, mas veio para ficar.Trava na Pose, Chama no Zoom, Dá um Close’ é uma colaboração de vários artistas brasileiros – e foi tudo feito via telefone. Numa entrevista ao site GShow, DJ Patrick, um dos responsáveis pelo hit, refere que o gravou “à capela do MC Topre em São Paulo quando fui a trabalho e, quando voltei pro meu estado em Tocantins, liguei pro DJ Olliver e pedi pra ele desenvolver um beat de Cuiabá, porque ele é da cidade e fizemos a música por telefone”. 

Ainda sem muito tempo de vida, a canção tem-se revelado um verdadeiro sucesso, contabilizando já mais de 25 milhões de reproduções na aplicação. Além da batida viciante, outra das razões para a canção se estar a tornar tão conhecida é ter ficado viral nas redes sociais, onde se podem ver vídeos de várias celebridades a dançar ao seu ritmo. 

#8: Doja Cat – Woman’

É das maiores artistas do momento e, como seria de esperar, não poderia faltar no top10 das músicas mais ouvidas de outubro a nível nacional. É comWoman’ que Doja Cat chega ao oitavo lugar da lista. Com uma batida e vocais viciantes, a música com inspirações de afrobeat foi ouvida pelos portugueses mais de 875 697 vezes.

A faixa funciona como abertura do segundo álbum da artista , Planet Her, que também tem sido um sucesso por todo mundo. Apesar de não terem chegado ao top10 do mês de outubro, grande parte das músicas do projeto da artista e a sua mais recente colaboração com Lil Nas X foram também bastante ouvidas em Portugal. 

#7: Glass Animals – ‘Heat Waves’

Lançada em 2020, só durante este verão é queHeat Waves’, da banda britânica Glass Animals, começou a causar furor. Com aparições em séries e, mais tarde, promoção em peso em vários programa televisivos, a canção conseguiu escalar as tabelas musicais de vários países, incluindo Portugal. A música, que fala sobre ter saudades de alguém e imaginar a pessoa ao nosso lado, conseguiu arrecadar, só no mês de outubro, 904 169 reproduções no Spotify.

#6: Luan Santana – MORENA

Em sexto lugar na lista de músicas mais ouvidas pelos portugueses no mês de outubro surge Luan Santana. O cantor de sertanejo lançou, no início do verão, o single MORENA’, que tem vindo a conquistar os ouvidos de várias pessoas. A canção foi uma das maiores do verão, tendo conquistado, em Portugal, mais de dois milhões de streams. Em outubro, a música com influências de electropop arrecadou 962 102 reproduções. 

#5: Matuê – ‘Quer Voar

O single mais recente do trapper brasileiro Matuê tem dado que falar, não só pelo videoclipe, que causou alguma controvérsia, como também pelo sucesso da música. Quer Voar tem sido uma das músicas mais tocadas no Brasil e, em Portugal, a situação parece ser a mesma, sendo que, apenas durante o mês de outubro, a canção foi ouvida no Spotify 983 836 vezes. Até ao momento, ‘Quer Voar’ já conta com um total de mais de 72 milhões de reproduções na plataforma de música. 

#4: The Kid LAROI com Justin Bieber – ‘STAY’

Em quarto lugar surge ‘STAY’, uma das maiores colaborações do ano. O single foi lançado no início de julho e junta no mesmo projeto o australiano do emo rap The Kid LAROI e a grande estrela do pop Justin Bieber. Desde o lançamento que a canção se tem mostrado um verdadeiro sucesso, estando no topo de tabelas musicais de diversos países há várias semanas. Com influências de new wave e pop punk, que criam uma atmosfera algo nostálgica, ‘STAY’ conta com mais de 989 710 streams em território nacional. 

#3: CKay –  Love Nwantit’

Love Nwantit’, de CKay, volta a surgir na lista, mas desta vez na versão original. É a primeira do top10 a ultrapassar a marca de um milhão de streams. A canção original, tal como o remix, têm tomado conta quer do TikTok, quer dos tops das várias plataformas de streaming.

Em entrevista à revista Rolling Stone, CKay afirma que ‘Love Nwantit’ é apenas um freestyle e que não escreveu em papel nenhuma parte da canção. Lançada em agosto de 2019, e com algumas diferenças do remix, esta versão da faixa é também viciante e foi ouvida em solo português 1 102 016 vezes. 

#2: Farruko – ‘Pepas’

É uma das grandes músicas do verão deste ano, mas o seu tempo de glória ainda não terminou. ‘Pepas’, de Farruko, foi a segunda música mais ouvida durante o mês de outubro no Spotify em Portugal.

A canção up-tempo, que pelo meio mistura EDM e influências de música latina, vem recordar-nos dos tempos de festa pré-Covid – e talvez tenha sido essa a chave para o sucesso. Com um início lento, mas que rapidamente se desenvolve para algo grandioso, ‘Pepas’ arrecadou 1 332 140 de streams no mês passado em solo nacional.

#1: Lil Nas X com Jack Harlow – ‘Industry Baby’

Em primeiro lugar na lista de músicas mais ouvidas de outubro em Portugal surge o grande hit de Lil Nas X e Jack Harlow. ‘Industry Baby’, uma colaboração de dois maiores artistas nos Estados Unidos, tem-se mostrado um verdadeiro sucesso. Lançada a 23 de julho, a canção faz parte de Montero, o primeiro grande trabalho de Lil Nas X, que conta também com canções como That’s What I Want’ e Montero (Call Me By Your Name)’.

Industry Baby’ rapidamente se tornou uma das grandes canções do verão e também do ano. Em Portugal, durante o mês de outubro, teve 1 354 027 de reproduções. 

Artigo por Diana Carvalho, Miguel Rocha e Pedro Terrantez