Eurovisão
The Black Mamba foram os vencedores do Festival da Canção 2021. | Fotografia: Pedro Pina/RTP

Festival da Canção 2022. Agir, Aurea e Os Azeitonas entre os 20 compositores a concurso

A RTP revelou esta quinta-feira (04) os 20 autores selecionados para o Festival da Canção 2022, numa emissão em direto na rádio Antena 1. Agir, Aurea, Os Azeitonas e FF estão entre os compositores que vão assinar os temas a concurso na próxima edição do certame, que vai escolher a próxima representação portuguesa no Festival Eurovisão da Canção 2022, em Turim, Itália.

Os autores a concurso foram selecionados através de dois métodos. Os convidados pelo canal são Agir, Aurea, Blacci, Cubita, DJ Marfox, Fábia Rebordão, Fado Bicha, FF, Joana Espadinha, Kumpania Algazarra, Maro, Norton, Os Azeitonas, PZ, Syro e Valas. Segundo a estação pública, as escolhas são feitas “tendo em conta a representação da diversidade de géneros musicais”.

A principal diferença em relação aos anos anteriores reside na quantidade de canções a concurso através de livre submissão, que aumentou de duas para quatro. A submissão livre esteve aberta ao público entre 8 de setembro e 21 de outubro, tendo a RTP recebido “mais de 600 canções” participantes. Os autores selecionados através da livre submissão são Pedro Marques, Pepperoni Passion, The Mister Driver e Tiago Nogueira (da banda Os Quatro e Meia).

Os compositores selecionados têm, agora, a opção de escolher um intérprete para a sua canção ou interpretá-la eles mesmos. Nos últimos anos, Luísa Sobral convidou o irmão Salvador Sobral para cantar ‘Amar Pelos Dois’ em 2017; Isaura escolheu Cláudia Pascoal para interpretar a sua canção ‘O Jardim’ em 2018; Conan Osíris interpretou ele mesmo ‘Telemóveis’ em 2019; Marta Carvalho selecionou Elisa para ‘Medo de Sentir’ em 2020.

Ainda não foram anunciadas as datas dos espetáculos, mas a RTP promete em “brevemente mais detalhes da próxima edição do Festival da Canção”, que se realizará entre fevereiro e março e será dividido em duas semifinais – com 10 temas a concurso cada – e uma final.

Esta será a 56.ª edição do Festival da Canção da RTP, que aconteceu pela primeira vez em 1964, no qual António Calvário se sagrou o primeiro vencedor do certame com a canção ‘Oração’. Desde então, o concurso tem acontecido todos os anos, à exceção de interrupções em 2002, 2013 e 2016.

Nesta edição, à semelhança das anteriores, vencedor do concurso ganhará o passaporte para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em Turim, na Itália. O festival acontece a 10, 12 e 14 de maio, após a vitória dos italianos Måneskin, com a canção ‘Zitti e Buoni’, na edição de 2021 em Roterdão. Portugal foi representado pelo tema ‘Love is on My Side’, composto por Tatanka e interpretado pelos The Black Mamba, os vencedores do Festival da Canção 2021, e garantiu a quinta apuração do país para a final do certame, terminando a participação em 12.º lugar. O tema obteve um total de 153 pontos.

Lê também: Eurovisão 2022. 41 países estão confirmados para competir pelo troféu em Itália

com Tiago Serra Cunha