Nunca Nada Aconteceu
Fotografia: Reprodução

‘Nunca Nada Aconteceu’. Novo filme com Alba Baptista já tem data de estreia

Nunca Nada Aconteceu esteve entre as produções pré-selecionadas pela Academia Portuguesa de Cinema para representar Portugal na 94.ª edição dos Óscares e já tem data de estreia anunciada. O novo filme de Gonçalo Galvão Teles conta com Alba BaptistaBernardo Lobo Faria Miguel Amorim nos papéis principais e chega no dia 30 de dezembro aos cinemas.

A trama retrata a vida e aventuras de Maria (Alba Baptista), Pedro (Bernardo Lobo Faria) e Paulo (Miguel Amorim). Para os três jovens, que enfrentam os dramas e desilusões próprios da idade, os únicos momentos de felicidade e liberdade dos três são os seus encontros, onde experimentam e arriscam coisas que ninguém pode saber.

De um outro lado, assiste-se à transição de António (Rui Morrison), avô de Pedro, de uma aldeia isolada no Norte para a casa do filho, Jorge (Filipe Duarte). Uma vez lá, vai encontrar um retrato diferente daquele que lhe havia sido narrado: uma vida de mentiras, um casamento desfeito e um neto com atitudes perigosas. Esta mudança faz com que Pedro tenha de escolher entre quem o quer realmente conhecer e o pacto de libertação que o une aos amigos. A escolha do jovem vai fazer com que a família mergulhe numa vida de remorsos e numa depressão densa e sem retorno.

Nunca Nada Aconteceu, criado a partir de um argumento de Luís Filipe Rocha Tiago R. Santos, é baseado na história verídica de três jovens que morreram após terem saltado do viaduto Duarte Pacheco, em Lisboa. Com um elenco de luxo, no qual se destacam nomes como Ana MoreiraBeatriz Batarda Gonçalo Waddington, a longa-metragem marca o último projeto de Filipe Duarte, ator que faleceu em abril de 2020.

O filme chega aos cinemas nacionais no penúltimo dia do ano de 2021. O projeto esteve na lista das produções nacionais pré-selecionadas pela Academia Portuguesa de Cinema para representar o país nos Óscares, da qual A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos, saiu como candidato português à premiação.