Borgen
Fotografia: DR1/Divulgação

Ela está de volta. Quarta temporada de ‘Borgen’ já tem teaser e data de estreia

Oito anos depois, Borgen regressa para uma nova temporada em 2022, desta vez pela mão da Netflix. A quarta parte do aclamado drama político, que já tem as primeiras imagens reveladas, estreia em fevereiro na DR, televisão pública da Dinamarca responsável pelas três primeiras temporadas, e passa para o catálogo global da plataforma de streaming depois da transmissão original.

O primeiro teaser da nova temporada de Borgen mostra Birgitte Nyborg (Sidse Babett Knudsen) e a equipa que a acompanha no seu trabalho como Ministra dos Negócios Estrangeiros, cargo que assumiu no final da terceira temporada. As imagens mostram as reações da ministra às circunstâncias do seu trabalho, que é ameaçado pela sua posição no governo e pelas relações da Dinamarca com os seus aliados mais próximos.

Numa breve aparição surge Katrine Fønsmark (Birgitte Hjort Sørensen), também central nesta nova leva de episódios, que volta a trabalhar no jornalismo para ser diretora de informação de um canal nacional.

Além de Knudsen e Sørensen nos papéis principais, há outros personagens já conhecidos dos fãs da série que estão garantidos no elenco. Jens Albinus como Bentelsen SejrøSøren Malling como Torben Friis ou Mikael Birkkjær como Philip Christensen voltam aos seus personagens, ao lado de Lisbeth Wulff como Pia Munk, Freja Riemann como Laura Nyborg Christensen ou Peter Mygind como Michael Laugesen.

Ao elenco juntam-se novos nomes. Mikkel Boe Følsgaard, conhecido pelos papéis em The Rain ou Land of Mine, entra em cena como Asger Holm Kirkegaard, adjunto que trabalha em estreita colaboração com Birgitte. Lucas Lynggaard Tønnesen, também protagonista nas séries The Rain ou Ragnarok, ambas da Netflix, assume o papel de um adolescente Magnus Nyborg Christensen, filho da agora Ministra dos Negócios Estrangeiros. Nomes como Özlem Saglanmak, Simon Bennebjerg, Johanne Louise Schmidt e Magnus Millang têm outros papéis de relevo nesta nova temporada.

Borgen
O elenco principal da nova temporada de ‘Borgen’ | Fotografia: DR1/Netflix/Divulgação

Pilou Asbæk, que deu vida a Kasper Juul nos episódios originais, não regressa para a nova temporada. O anúncio foi feito pelo ator através do Twitter em setembro do ano passado.

Borgen ganhou notoriedade em Portugal depois de transmitida pela RTP2 em 2015 e serviu de referência a várias discussões sobre o sistema parlamentar aquando da criação da geringonça. As primeiras três temporadas da série de culto – que foram transmitidas em Portugal em 2015 pela RTP2 e, mais tarde, na SIC Radical – estão disponíveis na íntegra no catálogo do serviço de streaming.

Com oito episódios, a nova temporada de Borgen volta a ser escrita por Adam Price, também criador da série. A equipa de argumentistas é composta ainda por Emilie Lebech Kaae e Maja Jul Larsen, com Per Fly como realizador conceptual. A nova temporada, produzida pela SAM Productions para a DR e a Netflix e chega à plataforma depois da exibição tradicional na televisão dinamarquesa.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.