CNN Portugal - candidaturas
Foto: Divulgação

CNN Portugal. Conhece os rostos que vão fazer parte do novo canal

CNN Portugal tem estreia marcada para o dia 22 de novembro e, ao longo dos últimos meses, vários nomes foram anunciados como parte integrante da constituição do novo canal. O Espalha-Factos reuniu todos os rostos que vão fazer parte deste novo projeto informativo que vai substituir a TVI24 já a partir do próximo mês.

A direção da CNN Portugal será assumida por Nuno Santos, que deixa o cargo de Diretor-Geral da TVI para assumir a nova função. O jornalista já teve experiência na liderança de um canal de informação, pois foi fundador e diretor da SIC Notícias. Da direção executiva vão fazer parte os jornalistas Pedro Santos Guerreiro e Frederico Roque de Pinho, responsáveis pelo digital e pelo canal de televisão, respetivamente.

Foto: Direção da CNN Portugal | divulgação

Os jornalistas Pedro Pinheiro, José Carlos Araújo, Rui Loura e Paulo Magalhães vão assumir os cargos de editores gerais do novo canal, pois “apresentam um currículo em que se destaca a sua vasta experiência no jornalismo, não apenas em televisão e não só em Portugal”, afirmou em comunicado a Media Capital. José Carlos Araújo e Paulo Magalhães já faziam parte deste grupo, e a eles juntam-se Pedro Pinheiro, que integrava a direção da TSF, e Rui Loura, que trabalhava no gigante global do desporto SuperSport, para uma “mudança radical” na forma de fazer informação em Portugal, segundo Nuno Santos.

Comunicado CNN Portugal
Foto: Editores gerais da CNN Portugal | divulgação

No início de Outubro, a CNN Portugal apresentou os dois primeiros pivôs dos espaços de informação, os jornalistas André Neto de Oliveira Isaura Quevedo, que têm como missão “mostrar os bastidores e, também, entrevistar as pessoas que, todos os dias, estão a trabalhar intensamente na operação que vai trazer para Portugal a maior marca mundial de jornalismo” adiantou o canal. A eles juntam-se dois nomes grandes do jornalismo em Portugal: Judite de Sousaque será o rosto do principal noticiário do canal às 21h, e Júlio Magalhães, que regressa à estação de Queluz dez anos depois da sua saída.

Foto: Judite de Sousa e Júlio Magalhães

A partir dos estúdios de produção da Media Capital do Porto estarão as jornalistas Diana Bouça Nova Ana Guedes Rodrigues, que abandonaram a estação pública de televisão. Outros nomes já confirmados são os de Vítor Costa, que será o editor de economia do novo canal, e o jornalista e comentador desportivo Rui Santos, que termina a sua colaboração com a SIC depois de 19 anos. Para reforço do espaço de comentário e opinião, o novo projeto informativo português vai contar com a colaboração de Adalberto Campos Fernandes Sobrinho Simões.

Para além de todos os nomes já confirmados, a CNN Portugal abriu um processo de recrutamento que contou com um total de 4.169 candidaturas. Até 22 de novembro, data em que vai para o ar a primeira emissão do canal, é possível acompanhar todo o processo de desenvolvimento da marca em Portugal a partir das redes sociais.