A Metamorfose dos Pássaros
A Metamorfose dos Pássaros | Fonte: IndieLisboa

A Metamorfose dos Pássaros. Filme é o candidato português à nomeação para os Óscares

Os nomeados para o Óscar de Melhor Filme Internacional são conhecidos a 8 de fevereiro. Se for selecionado, Portugal pode estar na corrida para o seu primeiro Óscar.

A Metamorfose dos Pássaros, a primeira longa-metragem de Catarina Vasconcelos, foi selecionado como candidato à nomeação para o Óscar de Melhor Filme Internacional, anunciou esta sexta-feira (29) a Academia Portuguesa de Cinema.

O filme foi o mais votado pela Academia Portuguesa de Cinema, entre os seis nomeados. Para além de A Metamorfose dos Pássaros, os filmes Nunca nada aconteceu, de Gonçalo Galvão Teles; O som que desce da terra, de Sérgio Graciano; Sombra, de Bruno Gascon, Terra Nova, de Artur Ribeiro; e O último banho, de David Bonneville estavam entre os votados pela Academia.

Os resultados são conhecidos no dia 8 de fevereiro. Se se confirmar, Portugal pode estar na corrida para vencer o seu primeiro Óscar com filme de Catarina Vasconcelos. A cerimónia dos Óscares vai decorrer a 27 de março de 2022 em Hollywood, naquela que é já a 94ª edição.

Uma homenagem às memórias que são heranças

A Metamorfose dos Pássaros é um filme que mistura ficção com realidade. A história é sobre o amor entre os avós paternos da realizadora e da morte da avó. Apesar de Vasconcelos nunca ter conhecido a avó, conseguiu reconstituir a história através, por um lado, da ficção, por outro lado, de memórias familiares.

O filme português esteve presente em várias pontas do mundo e reconhecido em variados festivais de cinema internacional. Ganhou logo Prémio FIPRESCI no dia da sua estreia mundial, no 70º Festival de Cinema de Berlim, em 2020. Mais tarde, foi premiado em Espanha, no Festival de San Sebastián; em Itália, no Festival de Pesaro; bem como na Polónia no Festival New Horizons. Segundo o Instituto do Cinema e Audiovisual, A Metamorfose dos Pássaros foi em 2020 “o filme português com mais presenças em festivais em todo o mundo e o mais premiado”.

Já em Portugal, o filme de Vasconcelos ganhou o Prémio do Público e de Melhor Realização no IndieLisboa. De acordo com dados do Instituto do Cinema e Audiovisual, desde que o filme estreou a 7 de outubro, já soma 5.542 espectadores nos cinemas nacionais.

Para além do próprio instituto, A Metamorfose dos Pássaros foi produzido com o apoio de várias entidades, incluindo a Fundação Calouste Gulbenkian e a RTP. Foi produzido por Pedro Duarte e Joana Gusmão e já é a primeira longa-metragem de Catarina Vasconcelos, para além a curta-metragem Metáfora ou a tristeza virada do avesso (2014).

Lê também: ‘Dune’ lidera as bilheteiras em semana de estreia