sem moderação
Imagem: Divulgação

‘Sem Moderação’ deixa Canal Q e passa para a grelha da SIC Notícias

A partir de 2 de novembro, Sem Moderação, o programa de debate político criado pelas Produções Fictícias, passa a ser produzido e emitido pela SIC Notícias e chegará ao canal todas as terças-feiras às 23h, com os mesmos protagonistas.

Esta alteração leva também a uma alteração nos canais de notícias. Daniel Oliveira e Pedro Delgado Alves já faziam parte do canal, mas Francisco Mendes da Silva irá deixar O Dilema, na TVI24, e José Eduardo Martins abandona o O Outro Lado, da RTP3.

Depois das eleições autárquicas, a SIC Notícias estreou Linhas Vermelhas, um novo programa de comentário. Com esta transição, o canal passa a ter um programa de comentário político por cada dia útil da semana. À segunda-feira, Linhas Vermelhas opõe Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita Nunes; terça-feira contará com Sem Moderação; à quarta-feira, Linhas Vermelhas volta mas com Miguel Morgado e Pedro Delgado Alves. No final da semana, mantem-se o Eixo do Mal, moderado por Aurélio Gomes, com Daniel Oliveira, Clara Ferreira Alves, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes, e o Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer com Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia, João Miguel Tavares e moderação de Carlos Vaz Marques.

Última emissão no Canal Q

Como o nome indica, é a ausência de moderação que distingue este programa, aspeto que, pelo que foi noticiado até à data, se irá manter no novo canal. Na sua génese, o programa contava também com o comentário de João Galamba, que foi depois substituído por Pedro Delgado Alves.

A 27 de outubro, no último episódio transmitido no Canal Q, Francisco Mendes da Silva ocupou o lugar rotativo de “não-moderador participante da emissão”, e falou em nome dos restantes. “Durante oito anos e meio, o Canal Q deu-nos a oportunidade de exercermos, sem limites, a liberdade de pensamento. De testarmos, em público e sem rede, as nossas opiniões”. Referiu ainda a importância da “liberdade de acertarmos e de errarmos, de discordarmos uns dos outros” e, ainda mais importante, “a liberdade de aprendermos e de concordarmos uns com os outros”.

A mensagem sublinhou ainda a importância da equipa técnica que acompanhou o programa, “o Sem Moderação foi sempre a obra de uma equipa extraordinária de realizadores, produtores e de técnicos que são exemplos muito raros de criatividade, inteligência, de boa disposição de brio profissional e de decência pessoal“, querendo deixar claro a importância de, no momento, “deixar à equipa esta palavra de agradecimento”.

O anúncio do novo programa já está a ser transmitido na SIC Notícias, e todas as emissões do programa podem ser vistas no Q Play e ouvidas no site da TSF.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.