Gilberto Braga
Fotografia: TV Globo

Morreu Gilberto Braga, um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira

O autor de obras incontornáveis e de personagens inesquecíveis morreu no Rio de Janeiro, aos 75 anos.

Segundo uma notícia avançada pelo G1, o autor morreu na noite desta terça-feira, dia 26 de outubro, no Rio de Janeiro, com um quadro de infeção generalizado. Gilberto Braga tinha 75 anos e estava internado desde o dia 22 de outubro.

Gilberto Braga escreveu grandes êxitos da teledramaturgia brasileira. O primeiro foi Escrava Isaura, em 1976, protagonizada por Lucélia Santos. O formato é, ainda hoje, um dos produtos mais exportados pela Globo.

Em 1988, em parceria com Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, o autor parou o Brasil com o assassinato da vilã Odete Roitman, interpretada por Beatriz Segall, até hoje uma das mais conhecidas do grande público. Vale Tudo é também considerada uma das melhores novelas da história da Globo e um retrato fiel do que é ainda hoje o Brasil.

De grande sucesso foi também Dancin’ Days (1978), com Sônia Braga no principal papel. Em Portugal, a telenovela foi adaptada em 2012, estrelada por Joana Santos e Soraia Chaves, num formato que marcou também o primeiro papel de Joana Ribeiro na televisão portuguesa.

Força de Um Desejo (1999) e Celebridade (2003) são também marcos na carreira de autor de Gilberto Braga. Num outro momento importante, o brasileiro recebeu uma nomeação para um Emmy com Paraíso Tropical (2007), uma telenovela na qual Alessandra Negrini dava vida a duas irmãs gémeas muito diferentes. O produto de ficção está em repetição no Canal Civa, no Brasil. Babilônia (2015) foi a última telenovela que o autor escreveu e ficou muito aquém do sucesso de outros tempos.

Grandes vilões e misteriosos assassinatos eram marcos da obra de Gilberto Braga e fizeram dele uma figura incontornável da teledramaturgia brasileira. O autor passou ainda pela criação de pequenos formatos, como é o caso das minisséries Anos Dourados (1986) e Anos rebeldes (1992).

Atores e autores da Globo têm prestado homenagem nas redes sociais ao autor com quem trabalharam diversas vezes na carreira. Uma das homenagens vem da atriz Fernanda da Escóssia, que trabalhou com Gilberto Braga em trabalhos como Dancing DaysAnos DouradosAnos Rebeldes Vale-Tudo“Obrigada por tudo, pelas lágrimas e pelos sonhos embalados por suas histórias”, comenta a artista, no seu Twitter.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.