‘Sound of Sounds’: festival sobre o músico Hans Otte arranca este sábado em Lisboa

Ao longo de seis meses, o legado do músico alemão vai passar por Lisboa, Évora, Guimarães e Viseu

O festival Hans Otte: Sound of Sounds chega este sábado (23) a Lisboa para dar a conhecer o legado do artista alemão Hans Otte. Ciclos de concertos, teatro musical, exposições e conferências são apenas algumas das atividades que compõem o programa das festas, que passará também por Évora, Guimarães e Viseu.

A iniciativa conta com a curadoria do artista Ingo Ahmels, da pianista Joana Gama e do Goethe-Institut Portugal, que salienta as múltiplas “contribuições de Otte para o campo da arte intermedia e sonora”. Recupera-se uma ideia originalmente plantada em outubro de 2020, com a estreia nacional de O Livro dos Sons de Hans Otte, apresentado por Gama.

Programação para todos os gostos

Na sua paragem por Lisboa até dia 6 de novembro, o festival inicia-se com uma exposição no espaço Botéria. Os espetadores vão poder apreciar partituras e desenhos do artista, bem como duas instalações sonoras, Ich-Atemobjekt (1970) e Namenklang (1995).

Já no Goethe-Institut, terá lugar a 4 de novembro uma conferência, realizada em parceria com o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM – NOVA FCSH), sobre os percursos de Hans Otte e John Cage, dois compositores com muito a dizer um ao outro. Por fim, a Culturgest recebe o concerto de piano Oriente:Ocidente – Cage:Otte, encabeçado por Joana Gama e Margaret Leng Tan.

Fonte: Silvia Otte / Goethe-Institut

Évora terá direito a um alinhamento semelhante, com uma adição especial. Dia 3 de dezembro, a Universidade de Évora recebe o concerto Livro dos Sons, onde Joana Gama dá vida à obra prima de Otte.

“Quase quatro décadas desde a sua estreia, esta composição para piano solo continua escondida do grande público, como um tesouro que precisa de ser partilhado de mão em mão numa corrente de apreciação”, pode ler-se na plataforma do instituto.

Depois de circular por Guimarães durante os meses de janeiro e fevereiro, Sound of Sounds termina com o teatro J-Choes, exibido em Viseu (8 de abril) e Lisboa (11 de abril). Sons, silêncios, prazeres sensoriais, artistas e público são os ingredientes para criar um espetáculo repleto de poesia em palco.

A programação completa do evento pode ser consultada no site oficial do Goethe-Institut.