Pecado - série TVI
Fotografia: TVI/Divulgação

‘Pecado’. Nova aposta da TVI é a série portuguesa mais vista do ano

Pecado, uma das apostas mais recentes da TVI na ficção nacional, é a série portuguesa mais vista do ano, anuncia a estação de Queluz de Baixo em comunicado. A nova minissérie, que foi para o ar no dia 25 de setembro, já conquistou o público português, que todos os sábados podem assistir a mais um episódio na antena do canal e na plataforma TVI Player.

António Borges Correia, diretor de Projeto e realizador, evidencia o que poderá estar na base deste sucesso: “é baseada numa estrutura narrativa consistente e é fruto da criação coletiva entre um realizador e os atores. Um compromisso de experiência e risco resulta sempre quando não há pretensão a nada, a não ser o exercício da verdade dos personagens e das suas interações num quadro visual e sonoro credível”. Graças ao trabalho que foi feito, o realizador revela ainda que, no final das gravações, o grupo partilhava o sentimento de que conseguiram alcançar o que queriam no desenvolvimento do projeto.

Cristina Ferreira, diretora de Entretenimento e Ficção do canal, afirma que A TVI é a casa da ficção. Das histórias. Dos triângulos amorosos, das intrigas e romance”A apresentadora defende ainda que a ficção nacional sempre foi um dos maiores pilares da estação, que agora se aventura também pelas séries e telefilmes, sem descartar as telenovelas, e elogia o trabalho da criadora de PecadoA fórmula para o sucesso nem sempre é fácil de alcançar. Nesta série escrita pela Maria João Costa temos uma história incrível, um grande elenco e uma equipa técnica de excelência”.

Os bons resultados alcançados mostram-nos como a TVI continua a ser, em tantas ocasiões, a escolha dos portugueses”, assegura Cristina Ferreira. Com a nova série, explica, o canal é “a companhia eleita para as noites de sábado”“Ficamos muito felizes por isso”, termina.

Segundo o Público, “Pecado é uma encomenda da TVI, através do seu consultor de ficção e entretenimento José Eduardo Moniz, à argumentista premiada com um Emmy Internacional Maria João Costa”. Devido à pandemia e a mudanças na direção, como explica o jornal, a trama apenas foi filmada há um ano, apesar de estar escrita há dois. No entanto, a vontade da TVI era recontar uma história já clássica, como explicou a criadora ao Público: “Estavam a aparecer muitas histórias nos jornais sobre padres com filhos, duas mulheres ao mesmo tempo, etc. e a TVI quis voltar ao tema apesar de ele não ser novo – O Crime do Padre Amaro é um clássico”.

Gravada entre Lisboa e Estremoz, a série é uma coprodução TVI e Maria & Mayer, que contou com o apoio financeiro do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e do PIC Portugal e com o apoio logístico da Câmara Municipal de Estremoz. O quinto e penúltimo episódio de Pecado é transmitido este sábado, dia 23 de outubro, às 23h, no canal quatro.