O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Eurovisão Júnior
Fotografia: EBU/Stijn Smulders

Eurovisão Júnior 2021. Reveladas as primeiras imagens do palco parisiense

A France Télévisions, estação francesa organizadora do Festival Eurovisão da Canção Júnior, revelou as primeiras imagens do palco da edição deste ano. A 19.ª edição do certame infantil acontece no dia 19 de dezembro, em Paris.

A dois meses do festival, a União Europeia de Radiodifusão (EBU) e a France Télévisions mostram como será o palco do concurso juvenil através de maquetes detalhadas.

A luminosidade do palco deixa claro que a cidade anfitriã do concurso é a cidade das luzes. O design da estrutura também faz referência a Paris. Nos dois lados do palco, estendem-se duas pontes parisienses que servirão de espaços para as 19 delegações e para os jurados.

Fotografia: Eurovision.tv

O desfile de canções acontece no La Seine Musicale, uma sala de concertos situada na Île Sequin, uma das ilhas no rio Sena, nos subúrbios a oeste da capital francesa. Mais especificamente, será na Grand Seine, a maior sala do complexo.

A arena foi inaugurada a 22 de abril de 2017 e, desde então tem-se tornado um ícone cultural. O cantor americano Bob Dylan foi o primeiro a dar um concerto na arena. A 8 de dezembro de 2018, o espaço foi o escolhido para o sorteio final do Campeonato Mundial Feminino da FIFA de 2019.

O 19.º Festival Eurovisão da Canção Júnior acontece no dia 19 de dezembro, às 16h00 do horário local (15h00 em Portugal). O concurso é organizado pela França, na sequência da vitória da sua representante, Valentina, na edição anterior, na Polónia, com a canção ‘J’Imagine’. Foi a primeira vez que o país venceu este concurso infantil.

A canção vencedora foi escrita por Barbara Pravi, representante da França no concurso de adultos também deste ano com a runner-up ‘Voilà’, e que também escreveu a canção que representou a França no Junior Eurovision 2019, ‘Bim Bam Toi’.

Portugal será um dos 19 países a concurso nesta 19.ª edição do festival, após a ausência em 2020, juntamente com a Albânia, Alemanha, Arménia, Azerbaijão, Bulgária, Cazaquistão, Espanha, França, Geórgia, Irlanda, Itália, Macedónia do Norte, Malta, Países Baixos, Polónia, Rússia, Sérvia e Ucrânia.

Simão Oliveira vai representar Portugal no festival. O jovem fadista, de 14 anos, foi o vencedor da última edição do The Voice Kids. A canção será da autoria de Diogo Clemente e Fernando Daniel, mas a RTP ainda não revelou mais informações sobre a participação do candidato português.

O slogan da competição será “Imagine”, não só pela canção de Valentina que levou o festival à França, mas também pela importância imaginação como uma “incitação a sonhar” e por ser o “playground da mente para construir um mundo melhor”, sobretudo nos mais novos a quem se destina o Eurovisão Júnior, segundo comunicado pela organização.

Atualizado às 11h45 de 20 de outubro

com Tiago Serra Cunha