Sara Carreira
Fotografia: Instagram

‘Sementes do Futuro’ é o novo programa da SIC sobre a Associação Sara Carreira

Daniel Oliveira recorreu esta quinta-feira (14) às redes sociais para anunciar um programa sobre o projeto da família Carreira, Sementes do Futuro. O projeto vai focar-se na Associação Sara Carreira, cujos 21 bolseiros já foram selecionados.

O projeto criado por Tony Carreira e Fernanda Antunes, para homenagear a filha Sara após a sua morte já arrancou. O processo de seleção dos bolseiros consistiu na análise, verificação, validação e entrevista de cada candidato com a família Carreira. A lista final dos selecionados vai ser revelada na semana de aniversário da jovem que homenageia, no dia 21 de outubro. Daniel Oliveira elogiou a iniciativa ao partilhar as primeiras imagens da produção do programa sobre o projeto.

“Os abraços da Fernanda, do Tony, do Mickael e do David aos primeiros vencedores das bolsas de estudo são de uma beleza particularmente emocionante. Honrar a memória da filha e da irmã melhorando para sempre a vida de 21 jovens promissores tem um simbolismo e um amor que está para além das palavras”, escreve o diretor da SIC no Instagram.

Na mesma publicação, o apresentador do Alta-Definição anuncia o programa sobre a associação que vai ser transmitido em exclusivo no canal. “Sementes do Futuro, brevemente… e orgulhosamente em exclusivo na SIC”, termina.

“Além do direito à bolsa de estudo, a cada um dos eleitos será atribuído um padrinho ou uma madrinha que acompanhará todos os passos desta nova jornada rumo à concretização de um sonho”, começa por explicar a Associação, num comunicado enviado à SAPO Mag. Estes mentores são profissionais que vão “ajudar o bolseiro nas suas dificuldades e avaliar se a formação que está a receber é a adequada ao seu perfil”. Para além dos padrinhos e madrinhas, os bolseiros vão poder ainda contar com uma equipa multidisciplinar a acompanha-los.

Em maio, cinco meses depois da morte de Sara, a família Carreira apresentou um projeto para manter viva a essência da jovem para sempre. A Associação Sara Carreira anunciou que ia atribuir 21 bolsas de estudo a crianças desfavorecidas, para que pudessem seguir os seus sonhos, independentemente da área. Segundo a família, a missão do projeto é “proporcionar um futuro às crianças e jovens que tenham talento em qualquer área de formação, mas que infelizmente passam por dificuldades financeiras, não podendo contar com o apoio da família na concretização do seu sonho”.

Tony Carreira descreve a iniciativa como uma forma de “prolongar a bondade” da filha. “Eu, a Fernanda, o Mickael e o David gostaríamos que a Sara e os seus valores se perpetuassem no tempo. Com amor, decidimos criar uma associação com o seu nome, que homenageará a sua essência, a sua forma de ser generosa, ajudando crianças e jovens a concretizar os seus sonhos, através da atribuição de bolsas de estudo”, adiantou na apresentação do projeto.

O acidente que tirou a vida a Sara Carreira aconteceu no dia 5 de dezembro de 2020. O legado da artista é continuado então com esta associação e pelo projeto da SIC, ainda sem data de estreia revelada.

Lê também: RTP3 tem novo grafismo: vê as primeiras imagens