A primeira temporada do Videoclube chega (quase) ao fim com The Social Network (2010), o biopic e drama legal sobre a criação do Facebook e os dois processos legais que daí surgiram. O filme é realizado por David Fincher, escrito por Aaron Sorkin e protagonizado por Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake e Armie Hammer (a dobrar).
Para este episódio, o grupo habitual é mais uma vez acompanhado por Matilde Costa Alves, editora do Espalha-Factos e testemunha perita em ser Stan do Jesse Eisenberg.
Poucos filmes desafiaram a coesão do videoclube como este. Diogo e Andreia são fãs por completo, vendo aqui um dos seus filmes favoritos e uma masterclass em todos os elementos desde guião a realização, performances, cinematografia, temática, e mais. Juze, Cláudio e Matilde também se revelam apreciadores, mas Malheiro vai na direção oposta, criticando o retrato de Zuckerberg e uma aparente falta de tensão dramática no enredo.
Depois de discutido o filme, está na altura de rever o ranking final de todos os projetos da temporada, onde algumas surpresas levantam polémica. Assim, o ranking final da primeira temporada do Videoclube está disponível em baixo, assim como a ligação para todos os episódios:
- Magnolia (1999)
- Ex Machina (2014)
- The Good, The Bad and The Ugly (1966)
- The Social Network (2010)
- Snowpiercer (2013)
- The Wrestler (2008)
- Shame (2011)
- Eighth Grade (2018)
- Bad Times at The El Royale (2018)
- The Wolf of Wall Street (2013)
- The Big Short (2015)
- Clueless (1995)
- Sorry to Bother You (2018)
Todas as semanas, Diogo Marques, Andreia Santos, Cláudio Melo, João Malheiro e José Duarte juntam-se para discutir um filme diferente, mainstream ou underground, recente ou clássico. Partilham opiniões, análises, curiosidades, hot takes disparatados e outros temas para a mesa. Depois, colocam o filme no ranking definitivo de todos os filmes vistos até à data, o que certamente irá causar muita controvérsia e fragilizar muitas amizades.
O Espalha-Factos está em todas as plataformas de podcast, nomeadamente o Spotify, a Apple Podcasts, a Google Podcasts, a Podcast Addict e o Castbox.