CNN Portugal
Fotografia: via Wikimedia/D.R.

CNN Portugal estreia em novembro e quer ‘roubar’ classes altas à SIC Notícias

A CNN Portugal estreia a 22 de novembro e quer disputar, com a SIC Notícias, as classes A, B e C, as mais importantes para o mercado publicitário, revela o Meios & Publicidade.

Esta informação faz parte da fundamentação enviada à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), onde é explicado que o canal se dirige predominantemente ao público destes estratos sociais e que “pretende alterar a forma como é produzida a informação em Portugal, apostando na integração com canais digitais e em novas valências, como infografias e recursos de maior valor acrescentado para a perceção rápida e enriquecida do que é relevante.

De acordo com os dados de audiência dos primeiros nove meses de 2021, a SIC Notícias domina entre as classes com maior nível remuneratório e de formação, com o triplo do valor de quota de mercado da TVI24 na Classe A e o dobro na Classe B. O canal só consegue aproximar-se da concorrente nas classes mais baixas, a D e a E, que são aquelas que menos consomem canais de informação. Um dos objetivos da mudança para a CNN Portugal é conseguir alcançar esses públicos, atualmente mais distantes da oferta informativa da TVI.

No documento publicado pela ERC, a programação da nova CNN Portugal, que irá substituir a TVI24, estará assente “numa grelha horizontal“, que terá as maiores alterações “ao fim de semana, onde dominam os espaços informativos, de debate e análise”. É prometido um “jornalismo de proximidade” que pretende assegurar “simultaneamente rapidez, mediação e análise“.

O canal, que é lançado em parceria com a Turner, mas é inteiramente dirigido ao público nacional, aproveitará ainda a rede global e os conteúdos da CNN para se focar nos grandes temas internacionais e promete também uma oferta competitiva na área das artes e lazer.

Lê também: Quatro editores gerais reforçam equipa da CNN Portugal

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.