Globos de Ouro. Os premiados nas categorias Moda, Teatro e Música

Estilistas, atores, músicos e não só, viram o seu trabalho reconhecido na 25ª Gala dos Globos de Ouro

Depois de um ano sem gala dos Globos de Ouro devido à pandemia, a 25ª cerimónia dos prémios, apresentada por Clara de Sousa, distinguiu as principais figuras do entretenimento, arte e cultura em Portugal com trabalho de destaque nos últimos dois anos. Comum a todos os intervenientes foi a menção à alegria de voltarem a estar presentes e juntos fisicamente, numa gala marcada pelas saudades e também pelo revivalismo com os prémios especiais de 25 anos atribuídos em cada categoria.

Luís Carvalho e Eduarda Abbondanza distinguidos na categoria moda

O vencedor de personalidade do ano na categoria moda foi Luís Carvalho, que estava em competição com Felipe Oliveira Baptista, Ricardo Preto, Miguel Vieira e Sara Sampaio.

Com uma carreira de sucesso, o estilista é uma figura de referência na ModaLisboa, Lisboa Fashion Week e Paris Fashion Weeek. Entregue por Mariana Monteiro e José Fidalgo, é já o segundo globo da carreira, depois do recebido em 2017 como Melhor Estilista.

O Prémio Especial 25 anos na categoria foi entregue por Carolina Carvalho e Ljubomir Stanisic a Eduarda Abbondanza, estilista e fundadora do ModaLisboa.

‘A Vida Vai Engolir-vos’ distinguida como melhor peça

Com direção artística de Tónan Quito e textos de Anton Tchékhov, a maratona de dez horas foi reconhecida como o melhor espetáculo depois de tantos meses com as salas de teatro fechadas para o público. Não é a primeira vez que o encenador recebe o galardão, tendo sido distinguido em 2016 pela peça Ricardo III.

Pelo desempenho na peça Bruscamente no Verão Passado, Bárbara Branco foi eleita melhor atriz de teatro, numa categoria em que tinha ao seu lado nomes como Antónia Terrinha, Carla Maciel, Carolina Salles e Mónica Garnel. A jovem atriz agradeceu ao Teatro Experimental de Cascais, onde se formou e em especial ao encenador Carlos Avilez, o qual considera ser o verdadeiro vencedor do Globo.

Já o globo de ouro para melhor ator de teatro foi entregue a Cláudio da Silva pela peça Se Isto é um Homem, com texto de Primo Levi. Estava nomeado com António Simão, Elmano Sancho, Pedro Lacerda e Romeu Costa.

Rui Mendes

O Prémio Especial 25 anos na categoria Teatro foi entregue a Rui Mendes. Com uma carreira com mais de 60 anos, a distinção procura valorizar a sua longa carreira nos palcos e também na televisão.

GNR ganham prémio especial 25 anos

GNR Globos de Ouro

Os anfitriões do Domingão, Raquel Tavares, João Paulo Sousa e Débora Monteiro entregaram o Prémio Especial 25 anos na categoria de música à banda GNR, que completaram 40 anos de carreira.

A Melhor Atuação foi mais um prémio a título póstumo, atribuído a Carlos do Carmo pelo concerto de despedida dos palcos no Coliseu dos Recreios em novembro de 2019. O prémio foi recebido pelo filho Becas do Carmo, que agradeceu com um simples e sentido “obrigado!”. O prémio foi também uma homenagem à longa carreira do fadista que faleceu a 1 de janeiro de 2021, aos 81 anos.

As cantoras Bárbara Tinoco e Carolina Deslandes venceram respetivamente o Globo de Ouro para Melhor Intérprete e Melhor Música, com Por um Triz.

Surpresa no Prémio Mérito e Excelência

O último Globo de Ouro da noite foi entregue, como é tradição, por Francisco Pinto Balsemão que salientou também este ano e meio em que “todos fomos testados de certa maneira até ao limite”.

Fora do plano do entretenimento e da cultura, o Prémio Mérito e Excelência foi este ano entregue ao vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, pelo seu trabalho na task-force que comandou o processo de vacinação contra a Covid-19 em Portugal. Segundo o canal, a razão deste prémio passou sobretudo porque “é a ele que muitos atribuem o sucesso de todo o processo, já que o nosso país tem a maior taxa de cobertura da população com a vacinação completa. O vice-almirante deu por concluída a sua tarefa no passado dia 28, com 85% do plano de vacinação completo”.

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.