Fotografia: João Reguengos/Unsplash

‘Onde se Fala Português’. Público e Mensagem de Lisboa levam reportagens sobre Portugal à Folha de S.Paulo

Onde se Fala Português é o novo projeto do jornal brasileiro Folha de S.Paulo, que vai levar notícias e reportagens sobre países de língua oficial portuguesa às plataformas do órgão informativo. Os jornais portugueses Público e Mensagem de Lisboa são os primeiros parceiros do projeto, que arrancou esta quinta-feira (30).

“A ideia é que o projeto Onde Se Fala Português ajude a preservar a riqueza das nações lusófonas e a aumentar a compreensão mútua entre os seus povos – não apenas a linguística”, adianta a Folha. Nasceu apenas esta quinta-feira (30), mas um artigo da Mensagem de Lisboa sobre atores que brasileiros que escolhem Lisboa para viver foi já o mais lido de todo o jornal na sua plataforma digital.

Nesta nova área, um projeto impulsionado pelo administrador do grupo Folha, António Manuel Teixeira Mendes, de origem portuguesa, “o leitor encontrará reportagens sobre as nações que compõem a CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa]” – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. O objetivo é aproximar e fomentar a sensação de partilha e pertença entre os 260 a 280 milhões de pessoas que falam português. Desde cultura, turismo ou gastronomia, os temas abordados serão focados nos aspetos que “unem as nações lusófonas, assim como as suas peculiaridades”.

Os jornais portugueses foram escolhidos uma vez que “o PÚBLICO se trata de um dos principais de jornais de Portugal”, com o qual a Folha já tinha estabelecido uma parceria em 2020, publicando reportagens e conteúdos do jornal português e oferecendo uma modalidade de assinatura conjunta que permite o acesso ilimitado a todo o conteúdo produzido pelos dois jornais. “Já estamos unidos pela mesma língua e pelos mesmos valores em favor da democracia e do Estado de Direito. O jornalismo de referência que partilhamos só pode servir para cimentar essa relação entre as duas margens do Atlântico”, refere Manuel Carvalho, diretor do Público, à Folha de S.Paulo.

Já a Mensagem de Lisboa surge como aliada numa parceria firmada em abril deste ano por ser “um jornal digital recém criado com cobertura voltada para a capital lusitana”. A diretora da MensagemCatarina Carvalho, admite que “é muito importante e uma enorme honra para um projeto tão jovem como a Mensagem este encontro com a Folha”.

O projeto pretende, em breve, consolidar um foco mais amplo também nos PALOP – Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa – e em países asiáticos onde se fala o idioma.

com Tiago Serra Cunha

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.