Imagem: Divulgação (TVI)

Reportagem da TVI ‘O Diagnóstico: COVID-19’ premiada nos Venice TV Awards

Da autoria do jornalista André Carvalho Ramos, a reportagem O Diagnóstico: COVID-19, foi premiada num dos mais prestigiados prémios internacionais de televisão do mundo, os Venice TV Awards. O projeto da TVI venceu o prémio de Melhor Cobertura Jornalística. O Diagnóstico 

A reportagem, realizada também por Nuno Assunção na função de repórter de imagem, e por Pedro Marques, na função de editor de imagem, já tinha vencido o prémio Ninfa de Ouro, na 60.ª edição do Festival de Televisão de Monte Carlo, na categoria de Melhor Documentário Jornalístico.

Retratando uma dura realidade, a equipa da TVI acompanhou vários profissionais de saúde do Hospital de São João, no Porto, durante o período em que Portugal foi considerado o pior país do mundo em novos casos e mortes por Covid-19.

“Eu tenho 31 anos e estou aqui entubado, cheio de máquinas atrás de mim, que apitam de segundo a segundo. Como por uma sonda, não posso beber água, uso uma fralda, não posso sair da cama. O que é que vai ser de mim?”. Este testemunho, de Ricardo Oliveira, é apenas uma das assustadoras experiências retratadas na reportagem.

O jornalista André Carvalho Ramos reagiu a esta premiação, no seu perfil de Twitter, onde afirmou que “é um privilégio receber um troféu do festival de TV de Veneza”.

Na corrida para o prémio de Melhor Cobertura Jornalística estavam também outros projetos de alto calibre, como por exemplo produções jornalísticas do Channel 4, TVE e Al Jazeera English.

Para além destas duas importantes premiações, a reportagem da TVI está ainda nomeada para a categoria de Documentários, no Rustenburg Film Festival, na África do Sul, bem como no Paradise Film Festival, na Hungria.