Festa do Cinema Italiano 2021
Fotografia: Festa do Cinema Italiano/Divulgação

Festa do Cinema Italiano. Uma 14.ª edição escrita no feminino

O festival arranca a dia 2 de novembro e vai passar pelas salas de cinema de todo o país.

É já no dia 2 de novembro que arranca a 14.ª edição da Festa do Cinema Italiano. O festival decorre até ao final de novembro em várias salas de cinema nacionais, a começar por Lisboa e Coimbra.

Nesta edição, as grandes atrizes italianas são homenageadas na secção de retrospetiva Siamo Donne – Divas do Cinema Italiano. Sophia Loren, Monica Vitti, Silvana Mangano e Claudia Cardinale são algumas das figuras emblemáticas que regressam ao grande ecrã, numa parceria com a Cinemateca Portuguesa.

“Foram e são muitas as atrizes italianas que marcaram profundamente o cinema de hoje e que são reconhecidas e admiradas e Itália e em todo o mundo”, destacam os organizadores em comunicado. Para as homenagear, a secção retrospetiva vai contar com 15 filmes, dos tempos do cinema mudo até aos nossos dias”.

Além do Bem e do Mal Festa do Cinema Italiano

Além do Bem e do Mal (1977), de Liliana Cavani, é um dos grandes destaques deste ciclo, focado no romance entre o filósofo Friedrich Nietzsche (Erland Josephson), a russa Lou von Salomé (Dominique Sanda) e o judeu alemão Paul Rée (Robert Powell). Ao lado da longa-metragem brilham outras obras escritas no feminino, como Malícia (1973), de Salvatore Samperi, e Malombra (1917), de Carmine Gallone.

E como o cinema seria um meio demasiado pequeno para tantas estrelas, a exposição fotográfica PHOTOCALL – Atrizes do cinema italiano continua o tema, em colaboração com o Museu de Cinema de Turim. Quanto a temáticas na ordem do dia, são também assinalados os 20 Anos dos confrontos da Cimeira do G8 em Génova. O marco vai ser discutido por convidados em mesas redondas e recordado através de documentários, entre os quais Diaz – Don’t Clean Up This Blood (2012), de Daniele Vicari.

A Festa do Cinema Italiano promete ainda mais novidades. A programação completa do festival deverá ser anunciada em breve.

Onde posso encontrar o Festival de Cinema Italiano?

De 2 a 10 de novembro, o programa das festas arranca em Lisboa, sendo possível assistir às sessões no Cinema S. Jorge, UCI, El Corte Inglés, Cinemateca Portuguesa e Culturgest. Já em Coimbra o Teatro Académico Gil Vicente vai receber sessões de 2 a 4 de novembro.

Na semana de 4 a 7 de novembro, o festival passa por Setúbal (Auditório Charlot), Penafiel (Cinemas Cinemax) e Cascais (Cinema da Villa), fazendo uma paragem no Cinema Trindade, no Porto, até dia 10. Alverca do Ribatejo tem direito a dois dias de cinema italiano, no Teatro Estúdio Ildefonso Valério, a 6 e 7 de novembro.

Lê ainda: Brad Pitt e George Clooney entram em guerra em novo filme de Jon Watts

Por fim, é a vez de Aveiro receber a Festa do Cinema Italiano, nos dias 15 e 16 (Teatro Aveirense). Depois da cidade, a festa passa por Tomar, entre 18 e 25 de novembro (Cine-Teatro Paraíso), e Almada, de 23 a 26 (Auditório Fernando Lopes Graça). Espera-se que mais localidades sejam adicionadas ao itinerário.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.