Motel Valquírias
'Chegar a Casa', produção luso-galega da RTP com a TV Galicia | Fotografia: Filipe Feio/SPi/RTP

‘Motel Valquírias’. Vem aí um novo thriller cómico da RTP com a TV Galicia que pode chegar à HBO

Há mais uma coprodução luso-galega a caminho dos ecrãs da estação pública – e possivelmente do streaming internacional. Motel Valquírias, nova série da RTP com a Televisión de Galicia, foi apresentada este sábado (25) no Festival de Cinema de Ourense (OUFF) e estão já abertas negociações para levar a produção para o catálogo da HBO na Península Ibérica.

Com oito episódios de 50 minutos cada, a produção da SPi (divisão internacional da SP Televisão) com a espanhola CTV para os dois canais de televisão, uma comédia dramática com laivos de thriller atualmente em pré-produção, será escrita pela portuguesa Patrícia Müller (A GeneralaMadre Paula) juntamente com o espanhol Ghaleb Jaber Martínez (Chegar a Casa) e inicia gravações em janeiro do próximo ano. A realização está a cargo do português Jorge Queiroga e do espanhol Alex Sampayo.

A série, ainda com enredo por revelar, será gravada nos cenários transfronteiriços entre o norte de Portugal e a região galega de Ourense, com equipas compostas por profissionais portugueses e espanhóis.

O elenco será, também, composto por talentos de ambos os países, com um detalhe já confirmado: em declarações ao jornal PúblicoJosé Fragoso, diretor de programas da RTP1, e José Amaral, diretor da SPi, referem que Motel Valquírias terá como protagonistas três mulheres “em perigo”. A história, referem os órgãos oficiais galegos em comunicado, tem o empoderamento feminino como foco, contando uma história de superação pessoal protagonizada por três mulheres de diferentes idades e origens.

A produção deverá estrear na RTP1 e na Televisión de Galicia entre o final de 2022 e o início de 2023, partindo depois para uma plataforma de streaming. Segundo o mesmo jornal, a distribuidora espanhola Onza, responsável por Motel Valquírias, está em “negociações avançadas” para pôr a comédia dramática no catálogo da HBO em Portugal e em Espanha, que na altura já se chamará HBO Max.

A distribuidora é também responsável por outro caso de sucesso de chegada ao streaming, desta feita em Espanha. O Sabor das Margaridas, com Ghaleb Jaber Martínez como autor em comum entre esta e a nova aposta, fez burburinho na sua chegada ao catálogo da Netflix. A Onza está ainda responsável pela distribuição internacional de Bem Me Quer, telenovela da TVI.

Motel Valquírias vai estar com a Onza em exibição no MIPCOM, feira televisiva para aquisição e distribuição de formatos de entretenimento em Cannes, que este ano decorre de 11 a 14 de outubro.

Esta é mais uma produção luso-galega com mão da RTP, depois de Auga Seca (também no catálogo da HBO), 3 Caminos ou Chegar a Casa. A produção torna-se mais um dos originais portugueses com olho para um gigante do streaming internacional – a par de Glória, a primeira série portuguesa da Netflix, que estreia este ano, ou de Operação Maré Negra, com a Amazon Prime Video.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.