cinenova
Adam, de Shoki Lin (2019) | Fotografia: CINENOVA/Divulgação

CINENOVA. Festival internacional de cinema universitário está de volta a Lisboa

De 28 de setembro a 1 de outubro, o CINENOVA regressa a Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Cinemateca Portuguesa, Casa do Capitão e Hub Criativo do Beato são os espaços por onde se espalha a programação.

O CINENOVA, único festival internacional de cinema universitário em Portugal, regressa à Avenida de Berna. A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) vai ser  o palco da segunda edição do festival, onde serão exibidas 31 curtas-metragens de realizadores de 19 países. A sessão de abertura vai realizar-se, à semelhança do ano passado, na Cinemateca Portuguesa e os painéis de discussão sobre o cinema contemporâneo também marcarão presença. Este ano, junta-se à programação uma exposição de cinema expandido na Casa do Capitão.

A programação da nova edição do festival arranca com a cerimónia de abertura na Cinemateca Portuguesa, no dia 28, às 19h, com a exibição dos filmes O Mar Enrola na Areia, de Catarina Mourão, e Tempo Comum, de Gonçalo Magalhães. Entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro, vão ser feitas duas sessões por dia, entre as 18h e as 21h, na NOVA FCSH, onde serão exibidas não só curtas portuguesas, como de todos os cantos do globo – Brasil, Singapura, Bélgica, Argentina, Letónia e Palestina são alguns dos países representados.
cinenova
Aldeia do Diabo, de Bruno Costa, Marcos Kontze, Melissa Gomes, Tom Freitas
(2020) | Fotografia: CINENOVA/Divulgação

No dia 30 de setembro, pelas 11h, o foco vai estar no painel de discussão “Ecos de uma Pandemia: Filmes de Confinamento e os seus processos”, com a participação dos realizadores Francisca AlarcãoJoão Garcia Neto, realizado também na NOVA FCSH. Tanto as entradas para as sessões, como para o painel são gratuitas.

Uma das novidades deste ano é a exposição Entre o Real e a Imagem, a decorrer paralelamente ao festival. A exposição, que conta com obras de nove artistas, marca a estreia da secção “CINENOVA Expandido”. A partir do dia 24 de setembro até ao dia 3 de outubro, podes visitá-la na Casa do Capitão, no Hub Criativo do Beato.
O CINENOVA é promovido pela NOVA FCSH e organizado por estudantes e professores universitários, que têm como objetivo “dinamizar a produção cinematográfica em contexto universitário e estimular o debate em torno da relação que pode existir entre o Cinema, o Conhecimento e a Comunicação. A edição deste ano realiza-se entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro.
Lê também: Prémios Sophia 2021. ‘Mosquito’ e ‘Listen’ ficam entre os mais premiados