Nova Grelha RTP
Fotografia: Hugo Garrido

RTP garante novidades e regressos na nova temporada

Do 'Masterchef' à segunda temporada de 'Pôr do Sol', são várias as novidades da nova grelha do canal público para os próximos meses.

A RTP apresentou esta quinta-feira (16), em Monsanto, as novidades da programação do canal para a nova temporada. O diretor de programas, José Fragoso, garante que não vão faltar “séries, filmes, documentários e programas” para todo o tipo de público.

No entretenimento, está de volta à estação pública o Masterchef Portugal. O concurso de cozinha vai ser emitido nas noites de sábado e conta com 15 episódios. Com estreia marcada para novembro, o formato não vai contar com apresentadores, pelo que será conduzido pelos chefs Óscar Geadas, Vítor Sobral e Marlene Vieira.

O The Voice Portugal também regressa ao canal um, por sua vez no dia 17 de outubro, com uma nova temporada. António Zambujo, Aurea, Diogo Piçarra e Marisa Liz voltam a sentar-se nas cadeiras do júri, numa edição que promete “muita música portuguesa”, conforme avançou a RTP. Conduzido por Catarina Furtado e Vasco Palmeirim, o talent-show vai ter ainda uma gala especial, em dezembro, onde se vão celebrar os dez anos do formato.

De volta à RTP está ainda o Got Talent Portugal. Sílvia Alberto vai continuar à frente do formato que vai para o ar em fevereiro de 2022. Outro retorno é o 5 Para a Meia-Noite, que volta às noites de quinta-feira já a partir do próximo dia 7 de outubro. Inês Lopes Gonçalves vai continuar à frente do talk-show. Por fim, Filomena Cautela e o Programa Cautelar voltam ao ecrã no próximo ano, com novos sete episódios. Entre os temas que serão abordados estão “negócios, bilionários, divórcios e saúde mental”, avançou a apresentadora durante a apresentação da grelha à imprensa.

No que toca a novidades, a estação está a preparar Taskmaster, que irá adaptar o formato britânico no qual várias figuras tentam completar uma série de desafios que exigem destreza mental. O programa vai ser apresentado por Vasco Palmeirim e Nuno Markl, que vão trabalhar juntos em televisão pela primeira vez. A estreia está apontada para os primeiros meses de 2022.

Novas caras na informação, estreias na ficção e conjuntos de documentários são também novidades do canal

Na informação, Ana Lourenço será o novo rosto do Telejornal aos fins de semana. A jornalista, que está na RTP desde 2016 e conduz os programas 360º e Fronteiras XXI na RTP3, vai assim ocupar o lugar que pertencia, de forma rotativa, a João Adelino Faria e José Rodrigues dos Santos.

Na ficção, são várias as coproduções que serão exibidas pelo canal público, como é exemplo a série Auga Seca, realizada em parceria com a SPi, que está de volta para uma segunda temporada, ainda sem data de estreia definida, mas com previsões para o mês de novembro. Também sem data marcada está Glória, uma co-produção da SPi e da RTP, que vai estrear em simultâneo na RTP1 e na Netflix. Já Bem Bom, a série que conta a história das Doce, tem estreia marcada para 2 de outubro.

Causa Própria, O Crime do Padre Amaro e a segunda temporada de As Três Mulheres também irão fazer parte da grelha do canal, embora ainda sem data de estreia. A Rainha e a Bastarda, uma adaptação do livro de Patrícia Muller, deverá estrear ainda este ano.

Por sua vez, o “sucesso gigantesco” da série Pôr do Sol levou o primeiro canal a dar continuidade ao projeto. “Somos sensíveis às pressões e vamos fazer uma segunda temporada”, avança José Fragoso. Embora sem data de estreia definida, é certo que Pôr do Sol regresse em 2022.

Na nova temporada, a estação estatal conta ainda com a chegada de vários documentários. Um deles é O Pimba é Nosso, o documentário de três episódios, realizado por José Carlos Santos, sobre música popular que contará com testemunhos de artistas como Ágata, Emanuel, Quim Barreiros, Rosinha e ToyHistória do Teatro da Revista, Vírus, Vinhos Com História e Depois do Crime são outros documentários que também vão marcar presençaa no canal público, cuja estreia está apontada para os próximos meses, dando continuidade à aposta da RTP na produção documental.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.